BHP Billiton acerta aumento de 40% no minério de ferro com chinesas, diz analista

Hu Kai, analista da UC361.com, noticia elevação provisória e acredita que primeiro acordo definitivo será com japonesas

Publicidade

SÃO PAULO – A BHP Billiton e algumas siderúrgicas chinesas já acertaram um reajuste provisório para os contratos de minério de ferro, ao concordarem com um aumento de 40% nos preços atuais, conforme listado por Hu Kai, analista da UC361.com.

De acordo com o analista chinês, os acordos finais para os contratos neste ano podem ser acertados primeiramente com as siderúrgicas japonesas, como é de costume neste tipo de negociação.

Em linha, o UBS noticiou que uma das cinco maiores siderúrgicas chinesas teria proposto a uma das três maiores mineradoras do mundo – Vale, Rio Tinto e BHP Billiton – uma elevação temporária de 40%, que poderia já ter sido aceita, segundo o banco.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

BHP quer mais, China deve se fortalacer
Para o Goldman Sachs, a BHP Billiton ainda não está satisfeita. “Não temos dúvida de que a BHP deve procurar por um aumento de 90% nos preços do minério de ferro para um contrato de 12 meses”, afirmou.

A despeito da intenção da australiana, o banco norte-americano acredita que haverá redução no volume de importações da China neste mês, devido ao feriado do Ano Novo Lunar. Em decorrência, “a menor demanda pode fortalecer a posição chinesa nas negociações”, completa o Goldman Sachs.