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SÃO PAULO – A revista inglesa The Drinks Business colocou a cerveja Brahma em 9º lugar entre as dez mais populares do mundo. Segundo a publicação, a produção da marca brasileira foi de 17,4 milhões de barris em 2011. A revista afirmou que a Brahma ainda é bastante dependente de seu desempenho na América do Sul para manter sua posição no ranking.
“As campanhas de marketing da Brahma estão centradas ao redor da cultura brasileira, principalmente no Carnaval do Rio, com um vasto número de celebridades nas propagandas”, noticiou a The Drinks Business. Neste ano, até a atriz Jennifer Lopez participou das propagandas da marca para o Carnaval. Segundo a revista, Jennifer Lopez teve aulas de samba e de português para o sucesso de sua performance.
No 2º lugar do ranking está a Bud Light, originária dos EUA e pertencente à brasileira InBev, com 45,4 milhões de barris produzidos em 2011. Logo em seguida, em 3º lugar, vem a norte-americana Budweiser, com 38,7 milhões de barris.
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A marca Skol, produzida no Brasil pela AmBev, mas oriunda da Europa, ficou com o 5º lugar, com 29,5 milhões de barris produzidos no ano passado.
Veja a lista completa:
Marca | Origem |
---|---|
*The Drinks Business | |
Snow | China |
Bud Light | EUA |
Budweiser | EUA |
Corona Extra | México |
Skol | Dinamarca |
Heineken | Holanda |
Coors Light | EUA |
Miller Lite | EUA |
Brahma | Brasil |
Asahi Super Dry | Japão |
Marcas no Brasil
Das marcas de cervejas listadas, sem contar Skol e Brahma, apenas mais duas são vendidas em mercados comuns no Brasil: Budweiser (R$ 2,60/343 ml) e Heineken (R$2,65/350ml). Já Skol e Brahma custam respectivamente R$2,60 e R$2,39 pela garrafa de 355ml.
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Potencial chinês
Desconhecida no Brasil, a cerveja chinesa Snow ficou com a primeira colocação. Em 2011 o volume produzido correspondeu a 50,8 milhões de barris e embora tenha mostrado sinais de queda de mais de 2% no ano passado, ainda continua no domínio do mercado global da bebida. Só considerando os chineses, o consumo da marca foi de 16,5 bilhões de litros em 2011, totalizando US$ 71 bilhões.
Os mercados da Europa e dos EUA retraíram no setor cervejeiro devido ao mal estado de suas economias internas, mas por outro lado, o mercado de cerveja chinês cresceu 29% no últimos cinco anos e, conforme apontou a revista, nos próximos tempos esse valor deverá ser de 5% ao ano.