Colômbia aprova Diagnóstico Ambiental de Alternativas para porto da MPX

Segundo o presidente da empresa, aprovação é fundamental na obtenção da licença ambiental para construção do Porto MPX

Publicidade

SÃO PAULO – A MPX (MPXE3) anunciou nesta quinta-feira (10) que a viabilidade social e ambiental para o porto que a empresa deseja construir em Dibulla, na Colômbia, foi aprovada pelo governo do país.

Segundo o comunicado, o MAVDT (Ministério de Ambiente, Vivienda e Desarollo Territorial da Colômbia) aprovou o DAA (Diagnóstico Ambiental de Alternativas), “que atesta a viabilidade social e ambiental da localização selecionada para a construção e a operação de um porto para exportação de carvão mineral”.

O local onde o novo porto será construído, na costa atlântica da Colômbia, foi adquirido pela MPX em janeiro do ano passado e fica a cerca de 150 km das minas da empresa. Estudos da norte-americana Moffat & Nichol apontaram que será possível a atracação de navios Capesize sem necessidade de dragagem adicional.

Continua depois da publicidade

Próxima etapa
Segundo Eduardo Kramer, presidente da MPX, “a aprovação do DAA é uma das mais importantes etapas para a obtenção da licença ambiental do Porto MPX”. Agora, para que possa receber a licença ambiental definitiva, que permite o início da construção do novo porto, a empresa terá que apresentar um EIA (Estudo de Impacto Ambiental).