Cruzeiro: 41,2% dos turistas desta temporada devem optar por roteiros enxutos

Viagens de três e quatro noites devem ser a opção de grande parte dos cruzeiristas desta temporada, acredita Abremar

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Quem não dispõe de muito tempo nem de dinheiro, mas ainda assim quer desfrutar das mordomias de um cruzeiro, tem como opção ficar três ou quatro noites em um dos navios da temporada deste ano.

Levantamento da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) mostra que 41,2% de todos os turistas desta temporada devem optar pelos minicruzeiros. Estima-se que 371 mil turistas devem escolher essa alternativa mais enxuta.

“São cruzeiros indicados para aqueles que querem conhecer a vida em alto mar antes de se decidir por uma viagem mais longa”, afirmou, por meio de nota, o presidente da associação, Ricardo Amaral.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O número de cruzeiristas que escolhem um roteiro mais curto deve crescer 7,8% nesta temporada, na comparação com a temporada passada.

Cruzeiros
A temporada de cruzeiros deste ano começou em outubro deste ano e seguirá até maio de 2011. E a expectativa é de que o número de passageiros seja 22% maior nesta temporada, segundo a Abremar.

No período, 884 mil pessoas devem aproveitar os cerca de 400 roteiros oferecidos por seis operadoras de turismo – Aida Cruz, Costa Cruzeiros e Ibero Cruzeiro, todas do Grupo Costa, além da Royal Caribbean, MSC Cruzeiros e CVC. Na temporada 2009/2010, mais de 720 mil pessoas viajaram em navios pela costa brasileira e movimentaram mais de US$ 534 milhões.

Continua depois da publicidade

Nesta temporada, os turistas terão dois navios a mais a disposição. Serão 20 contra 18 da temporada passada. Em 2004/2005 eram seis navios e pouco mais de 139 mil cruzeiristas. Comparando com as expectativas para esta nova fase, o crescimento de público é de 535%.