Detran adota novo sistema para tirar carta de motorista

As provas teóricas não serão mais feitas no papel e sim no computador, como forma de facilitar as correções e conquistar a confiança do futuro motorista

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Tirar carteira de habilitação é motivo de insegurança para muitas pessoas. O receio de não passar no exame teórico ou então na prova de direção deixa os futuros motoristas bastante assustados, de forma que o Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, deve começar a investir em tecnologia como forma de conquistar a confiança dos alunos.

Prova teórica em computador

As provas teóricas, ou seja, aquelas provas escritas feitas na sede do Detran, deixarão de serem feitas à mão no papel e passarão a ser realizadas em computadores. Desta forma, além de facilitar a correção pelo Detran, também estará melhorando a avaliação do aluno.

Embora as provas sejam de múltipla escolha, há uma parte escrita, com um ditado curto, que é realizado pelo coordenador no dia da prova, que dificulta bastante a correção dos erros de ortografia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Detran já realizou simulados com donos de centros de formação de condutores para apresentar o novo sistema que passa a ser adotado nesta terça-feira, dia 17. Contudo, até o momento, somente a capital paulista irá adotar o novo modelo, que será introduzido posteriormente no interior.

Novas regras

No total, serão 30 questões de múltipla escolha com cinco alternativas para cada uma. Atualmente, na prova escrita os futuros motoristas tinham que responder a 20 questões. A princípio o tempo de duração da prova passará de 15 para 40 minutos, porém à medida que os futuros motoristas começarem a se habituar ao novo sistema este tempo poderá ser reduzido.

Nas salas serão utilizados cerca de 104 computadores para garantir transparência e segurança na prova, que adotará outros temas além de legislação e sinalização. No novo sistema, o motorista terá que responder a questões sobre temas variados como direção defensiva, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente e mecânica.

Continua depois da publicidade

Estes assuntos não deverão ser problema para os futuros motoristas, visto que estes temas são abordados ao logo do Curso de Formação de Condutores (CFC), obrigatório a quem deseja tirar a carta de motorista.