EDP anuncia participação minoritária da Brisa em seu controle

A Electricidade de Portugal (EDP) anunciou nesta quinta-feira uma reestruturação societária, já que a Brisa, Auto-Estrada de Portugal, comunicou a aquisição de uma participação na empresa de energia. A Brisa passou, a partir de 27 de agosto, a deter diretamente 60 milhões de ações da EDP, representando 2% do capital da empresa à qual corresponde […]

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Electricidade de Portugal (EDP) anunciou nesta quinta-feira uma reestruturação societária, já que a Brisa, Auto-Estrada de Portugal, comunicou a aquisição de uma participação na empresa de energia. A Brisa passou, a partir de 27 de agosto, a deter diretamente 60 milhões de ações da EDP, representando 2% do capital da empresa à qual corresponde idêntica porcentagem de direitos de voto na sociedade.

A EDP possui fortes investimentos no mercado brasileiro de energia elétrica direta e indiretamente através da participação correspondente às suas holdings no Brasil. As holdings de participação no setor elétrico brasileiro que são subsidiarias integrais da empresa portuguesa no Brasil são: EDP Brasil, Enertrade e Energen. Além destas, a empresa possui participação majoritária na Iven, que controla a Escelsa e a Enersul, e uma participação minoritária na Investco. Diretamente, a empresa controla a Bandeirante Energia e participa do controle da Cerj e da Coelce.

A empresa portuguesa poderá ampliar ainda mais sua participação direta em empresas brasileira, já que é uma das interessadas no processo de privatização da Copel (Companhia Paraense de Energia). A EDP já visitou o data-room com as informações sobre a estatal paranaense, que deve ir à leilão em 31 de outubro.

Tópicos relacionados