IPVA 2000: devedores ainda têm chances de pagar a dívida com valor reduzido

Devedor tem até 30 dias para quitar o débito com redução de 50% da multa; Nossa Caixa ainda oferece financiamento do valor

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Aproximadamente 847 mil devedores do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) referente ao ano 2000 deviam até o dia 30 setembro cerca de R$ 91 milhões ao Fisco estadual, sem contar multas e juros. O contribuinte que até sexta-feira (30/9) quitou seu débito acabou se livrando da pesada multa de 100% sobre o valor da dívida. Mas e para quem perdeu este prazo?

Cobrança Judicial

O contribuinte que não pagou sua dívida a tempo será cobrado judicialmente por meio do Auto de Infração e Imposição de Multa (AIIM), que além de dobrar o valor do imposto, prevê uma multa moratória de 20%.

Apesar da má notícia, ainda restam algumas alternativas ao contribuinte que deseja abater o salgado valor.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

É importante saber que a legislação vigente não permite o parcelamento desse tipo de cobrança. Entretanto, o banco Nossa Caixa disponibiliza uma linha de financiamento especial para esta finalidade.

O proprietário também receberá um desconto de 50% se em até 30 dias, a serem contados a partir da emissão dos autos, pagar o que deve.

Para evitar mais transtornos, o proprietário que vendeu seu veículo precisa comunicar essa transferência ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que emite os autos de infração em nome do proprietário cadastrado em seus arquivos.

Continua depois da publicidade

Projeto de Lei elimina auto de infração

Outra boa notícia vem do Projeto de Lei nº 624/2004, encaminhado pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa, que exige a eliminação dos autos de infração. Além de desonerar o contribuinte, a cobrança do IPVA seria facilitada.

O Projeto, que ainda prevê anistia para débitos de até R$ 500,00, cobraria somente o IPVA atualizado e a multa de 20%. O texto atualmente tramita na Assembléia Legislativa, segundo informações da Secretaria da Fazenda do Estado.