Lixo reciclável em SP será recolhido de porta em porta

Novo serviço da prefeitura envia caminhões para recolher o lixo reciclável de porta em porta uma vez por semana; coleta seletiva deve gerar emprego e renda

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Uma sondagem realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) junto a 300 pequenos e micros comerciantes, revelou que a maioria das empresas do comércio paulista já aderiu à coleta seletiva e separam seus lixos devidamente, em materiais plástico, de vidro, papel e metal.

De acordo com o levantamento, 56,76% das empresas, com destaque para as lojas de departamento, móveis e vestuário, são responsáveis por contribuir com a reciclagem de lixo. Outras 46,67%, entre elas, donos de bares, restaurantes e mercearia, não fazem a coleta seletiva.

Coleta será feita uma vez por semana

Para quem quiser aderir ao programa e contribuir com a coleta seletiva a hora é agora. A partir da próxima semana, a Prefeitura de São Paulo vai liberar caminhões para passar de porta em porta nas residências recolhendo o lixo reciclável dos moradores. Basta que o material esteja devidamente separado de acordo com o seu tipo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A coleta será feita por um caminhão de cor vermelha uma vez por semana. No total, 1,1 milhão de residências deve se beneficiar com o novo projeto, já testado em áreas das Subprefeituras da Sé e da Mooca.

Maior carga de trabalho, mais empregos

O anúncio foi feito pela prefeita da cidade, Marta Suplicy, na última quarta-feira. Segundo informou a prefeita, o material coletado nas residências será encaminhado para as centrais de coleta seletiva solidária, de forma a aumentar a carga de trabalho nas centrais e com isto auxiliar no aumento da geração de emprego e renda para os catadores cooperados.

Outro projeto anunciado por Marta no lançamento da campanha “Ação Recicla Comércio” diz respeito à instalação de contêineres na cidade, destinados a recolher plástico, metal, papel e vidro.

Continua depois da publicidade

A prefeita anunciou a instalação de cinco mil contêineres até o final do ano, de forma que o comerciante interessado em ter um destes perto do seu estabelecimento poder fazer a solicitação junto ao Departamento de Limpeza Urbana da prefeitura.