Meio ambiente: 52% dos brasileiros pagariam mais por produtos sustentáveis

Segundo pesquisa da CNI/Ibope, o índice tende a aumentar de acordo com o nível educacional e a renda familiar do brasileiro

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Os brasileiros estão cada vez mais interessados em contribuir com o meio ambiente. Uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), realizada a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), realizada em dezembro de 2011, revelou que 52% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por um produto, cuja a produção seja ambientalmente correta.

A disposição em pagar mais é maior entre as pessoas que possuem maior nível educacional e renda familiar. Entre os brasileiros com nível superior, o percentual chega a 62% e entre aqueles com renda familiar superior a dez salário mínimos, o índice é de 72%.

Já 16% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar um produto sustentável, dependendo do quão mais caro o produto seria.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ainda 24%, disseram que não pagariam mais caro por um produto sustentável. O número é cinco pontos percentuais maior que o verificado em setembro de 2010, quando a mesma pesquisa foi realizada.

Preocupação ambiental
No ano passado, 94% do brasileiros afirmaram se preocupar com algum tipo de questão ambiental, comparada com mesma pesquisa realizada um ano antes houve um aumento de 14 pontos percentuais

Segundo a pesquisa, a preocupação com o meio ambiente também tende a aumentar de acordo com o nível educacional do entrevistado. Entre os entrevistados com nível superior, o percentual dos que responderam ter algum tipo de preocupação ambiental chegou a 99%.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, dos entrevistados com até a quarta série do ensino fundamental, o número caiu para 88%.