Recall: 40% dos convocados faltam às vistorias; 1 mi já foram chamados neste ano

Segundo dados do DPDC, o número de unidades convocadas neste ano já é 37% maior que o de convocações feitas em 2009

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Cerca de 40% dos proprietários que são convocados para um recall não comparecem ao chamado, constatou levantamento feito pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça.

A média, segundo o órgão, varia muito de acordo com a marca e o modelo dos veículos chamados. Mas, em geral, a proporção é essa.

Até agosto deste ano, mais de 1 milhão de unidades foram convocadas para vistoria. Desse total, pouco mais de 204 mil unidades são motos e o restante veículos, de acordo com o ministério.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Considerando a média dos faltantes, cerca de 400 mil proprietários não devem ter comparecido ao chamado. No mesmo período, 30 recalls de automóveis e oito de motos foram convocados.

Aumento do número de recalls
O número de unidades convocadas neste ano já é 37% maior que o de convocações feitas ao longo de todo o ano de 2009. Ao todo, quase 730 mil unidades foram convocadas para vistoria no ano passado. Foram pouco mais de 461 mil veículos e mais de 268 mil motos.

Em 2008, mais de 765 mil unidades foram convocadas para recall. Desse total, mais de 468 mil foram veículos e 297 mil motos.

Continua depois da publicidade

No ano passado, foram realizados 36 recalls de veículos e oito de motos. Um ano antes, em 2008, foram 27 de veículos e seis de motocicletas.

Integração
Nesta quinta-feira (14), o ministério das Cidades e da Justiça devem assinar um acordo de cooperação para que a informações sobre recalls constem no sistema do Renavan (Registro Nacional de Veículos).

A ideia é que caso o proprietário não realize a vistoria quando convocado, a informação dessa falta conste no CRLV do veículo.