Rodovias: 77% dos caminhoneiros viajam com peso acima do permitido

Além de prejudicar a malha brasileira, o excesso de carga dos caminhões aumenta o risco de acidentes

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo dados do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), 77% dos caminhoneiros do Brasil viajam com peso acima do permitido. E a sobrecarga dos caminhões faz com que o pavimento que foi feito para ser utilizado durante 10 anos, em média, dure bem menos.

Além de prejudicar a malha brasileira, o excesso de carga dos caminhões aumenta o risco de acidentes, pois a capacidade de frenagem do veículo diminui consideravelmente, o que pode fazer com que, em uma descida, o motorista não consiga controlar a velocidade.

Legislação

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “o transbordo da carga com peso excedente é condição para que o veículo possa prosseguir viagem e será efetuado às expensas do proprietário, sem prejuízo da multa aplicável. Não sendo possível desde logo atender ao dispositivo neste artigo, o veículo será recolhido ao depósito, sendo liberado após sanada a irregularidade e quitadas as despesas de remoção e estada”.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conforme determina a lei, agentes recolhem os dados da pesagem e, se for o caso, a autoridade policial faz a autuação, que é de 20 UFIRS (atuais R$ 28,21) para cada 200 quilos de excesso.