Agronegócio: a mais nova aposta da tradicional gestora AZ Quest

Episódio 85 do podcast Outliers recebeu Idalicio Silva e Maria Tereza, da nova célula de agronegócio da gestora Az Quest

Clara Sodré

Publicidade

Uma nova gestora de recursos alternativos, que nasce dentro de uma das maiores gestoras independentes do Brasil, tem como pontapé inicial um segmento que não para de crescer: o agronegócio. Com cerca de R$ 20,5 bilhões sob gestão, a Az Quest trouxe um time especializado para tocar o negócio.

Idalicio Silva e Maria Tereza Romanini Vendramini, gestor e analista da estratégia de agro da Az Quest, foram os convidados do último episódio do podcast Outliers e falaram sobre a estrutura, os desafios e as diferentes oportunidades do agronegócio brasileiro. “É importante um núcleo novo nascer rodando como gente grande”, disse Silva.

Para o gestor, de olho nas crescentes oportunidades que os investimentos alternativos oferecem, é muito valioso contar com a expertise da Az Quest para operar no mercado de crédito, pois ela já possui processo de investimento, inteligência de gestão e governança bem estruturada.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na visão do gestor, o trabalho de assimilar e incorporar essa inteligência já existente da Az Quest trouxe muitas vantagens competitivas para o novo núcleo. “Em quatro meses, já conversamos com mais de 160 empresas de 16 estados”, conta Maria Tereza.

Responsável pela estruturação e originação do núcleo de agro, Maria Tereza diz que a criação de modelos somada ao conhecimento da equipe tem permitido dar escala no número de empresas analisadas. A analista também conta que desde o início do núcleo, essa escala tem se traduzido em boas oportunidades de alocação. “A tese principal que trabalhamos é a de crescimento”, diz.

Com o objetivo de ser uma alavanca de crescimento para empresas e setores, o núcleo de agronegócio da Az Quest busca, através da originação, a criação de valor para as investidas. Silva conta que esse trabalho é realizado através da proximidade com a empresa, potencializando as estruturas, auxiliando na melhora da governança, lado a lado com o empreendedor.

Continua depois da publicidade

“Olhamos para todos os setores, avaliamos os que estão em crescimento e as melhores oportunidades”, diz Maria Tereza.

Na Az Quest, a equipe está otimista com as teses de irrigação, sementes, fertilizantes, vinho e insumos orgânicos. De acordo com o gestor, são segmentos que possuem boas perspectivas de crescimento e oferecem oportunidades. Um fato interessante é a visão positiva para proteínas. A casa está de olho em suplementos de proteínas vegetais e as oportunidades de crescimento desse mercado.

Da ponta cautelosa, o gestor conta que setores com dependência alta de etanol podem ser prejudicados pela possibilidade de controle de preços. Por isso, o otimismo com setores híbridos – que tem exposição tanto a etanol, quanto açúcar. Silva reforça a preferência por insumos que geram produtividade, pois em sua visão esse é um promotor de crescimento – e de retornos positivos para os fundos.

O Outliers é apresentado por Carol Oliveira, coordenadora de análise de fundos da XP, e Nathalia de Sá, analista de alocação e fundos no Research da XP.

A entrevista completa e os episódios anteriores podem ser conferidos por SpotifyDeezerSpreakerApple e demais agregadores de podcasts. O podcast também está disponível no formato de vídeo no canal da XP no Youtube. Além disso, o relatório Indo a Fundo na Estrutura Agro da Az Quest apresenta uma análise completa elaborada pelo time de Research da XP.