Reino Unido suspende programa de visto para super-ricos

O programa de vistos para investidores de categoria 1 (ou tier 1) será suspenso a partir da meia-noite de sexta-feira

Bloomberg

Publicidade

O Reino Unido está suspendendo a categoria mais elevada de vistos para investidores, fechando uma rota para a residência permanente e para a cidadania britânica que se tornou popular entre os ricos, incluindo oligarcas russos.

O programa de vistos para investidores de categoria 1 (ou tier 1) será suspenso a partir da meia-noite de sexta-feira, antes das reformas destinadas a combater a lavagem de dinheiro e o crime organizado, segundo comunicado do Ministério do Interior.

Elas exigem que os candidatos forneçam auditorias de seus interesses financeiros e comerciais e excluem títulos do governo como investimento qualificável. A suspensão será retirada quando as mudanças, previstas para 2019, forem implementadas.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O visto está disponível para quem tem acesso a pelo menos 2 milhões de libras (US$ 2,5 milhões) para investir no Reino Unido e está aberto a pessoas de fora do Espaço Econômico Europeu e da Suíça. Programas de imigração apoiados pelo governo como este não são incomuns. Os EUA mantêm um programa de imigração, conhecido como visto EB-5, que permite que imigrantes que geram empregos nos EUA fiquem no país permanentemente.

A medida pode prejudicar pessoas em todo o mundo, mas os oligarcas russos podem ser os mais afetados pela mudança. O Reino Unido é há tempos uma jurisdição particularmente atraente para os russos ultrarricos por ser um lugar seguro e estável para fazer negócios, manter sua riqueza e educar seus filhos. Mas a suspensão é o sinal mais recente de que esse apelo pode estar desaparecendo com a repressão governamental após o envenenamento de um ex-espião russo em solo britânico.

“Não toleraremos pessoas que não cumprem regras e que tentam abusar do sistema”, disse a ministra da Imigração, Caroline Nokes, em comunicado. As novas medidas “garantirão que apenas investidores genuínos, que pretendam apoiar as empresas britânicas, possam se beneficiar do nosso sistema de imigração.” 

Continua depois da publicidade

Invista seu dinheiro com a melhor corretora do Brasil: abra sua conta com taxa ZERO na XP Investimentos!