Carteira de trabalho será emitida pelos Correios

O objetivo da medida é descentralizar o atendimento, tornando-o "mais ágil e acessível" aos trabalhadores, segundo o Ministério do Trabalho

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Os Correios passarão a emitir a Carteira de Trabalho, em parceria com o Ministério do Trabalho, nos próximos 30 dias. O projeto foi anunciado na segunda-feira (23) e deve ser implantado inicialmente apenas em São Paulo, com planos de ser levado a outro estados.

Segundo dados do ministério, o estado foi responsável por 580 mil das mais de 2,3 milhões de carteiras de trabalho emitidas em todo o País entre janeiro e maio deste ano. O objetivo da medida é descentralizar o atendimento, tornando-o “mais ágil e acessível” aos trabalhadores, segundo o secretário-executivo substituto do Ministério do Trabalho, Admilson Moreira. 

Em todo o Brasil, a emissão da carteira de trabalho está disponível nas agências do Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas, por meio de parcerias feitas com estados e municípios. A rede de atendimento conta com mais de 2,1 mil postos de atendimento espalhados pelo País.

Continua depois da publicidade

CTPS

Criada em 1969, a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um documento obrigatório a quem deseja prestar algum tipo de serviço no Brasil. Ela garante ao trabalhador o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego, benefícios previdenciários e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Quer investir com a orientação de profissionais reconhecidos pelo mercado? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos