Além da Copa do Mundo: conheça 3 programas de bolsas de estudo na Rússia

Para além do futebol, vale prestar a atenção na Rússia pelas boas opções de programas de bolsa de estudo

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (14) e a Rússia vem ganhando destaque no Brasil e em diversos países ao sediar um dos mais importantes eventos esportivos mundiais. Mas para além do futebol, vale prestar a atenção na Rússia pelas boas opções de programas de bolsa de estudo.

Embora não seja um destino popular, há oportunidades para estudantes do mundo todo melhorarem o currículo e criarem novas perspectivas. 

O Estudar fora, frente da Fundação Estudar que incentiva o intercâmbio para os jovens profissionais, listou alguns dos principais programas de bolsa de estudo no país.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira: 

Bp Scholarship

O programa está aberto para estudantes de graduação e pós-graduação que buscam aprimorar conhecimentos relacionados à energia, projetos inovadores de pesquisa com foco em energia, meio ambiente e desenvolvimento de hidrocarbonetos, realizados nas principais universidades de Moscou e São Petersburgo.

Continua depois da publicidade

Entre os requisitos, os candidatos da BP devem ter estudado os temas do programa, ter notas excelentes em todas as áreas na faculdade que cursa e o compromisso em se desenvolver na área escolhida por meio de projetos futuros. A bolsa de estudo pode chegar a US$ 100 mil e entre os temas que o estudante deve ter conhecimento estão: refinação de petróleo e gás, construção de gasodutos, geofísica, sismologia, estatística, macroeconomia, entre outros. 

State Scholarship

Todos os anos, o governo da Rússia, por meio das representações da Rossotrudnichestvo no Brasil, oferece 15 mil vagas para estrangeiros estudarem gratuitamente no país. Para fazer a inscrição no programa, o estudante precisa acessar o site do governo e escolher o programa que se encaixa com o seu perfil. Posteriormente, é preciso preencher os formulários de inscrição e passar em uma prova. O benefício é somente para gastos com estudos e, se necessárias, aulas para aprimorar os conhecimentos na língua. O programa não inclui o custo de vida e seguro viagem.

Bolsa oferecida pelo Ministério de Educação e Ciência

O Ministério de Educação e Ciências da Rússia também oferece bolsas de estudo para alunos estrangeiros que queiram ingressar em uma universidade russa. Os programas disponíveis são variados e vão desde cursos livres à programas de doutorado. Para se inscrever, o aluno deve estar com os documentos requeridos em dia e passar no processo seletivo da universidade escolhida.

Aliança Russa, instituição representante oficial das principais universidades russas no Brasil, oferece apoio para os candidatos brasileiros que quiserem participar deste programa. Ela fornece orientação aos candidatos, recolhe a documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, ajuda com a inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.

Quer investir na sua carreira? Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.