Saiba utilizar as redes sociais para conseguir um novo emprego

Você pode encontrar o emprego dos sonhos, não um que apenas pague as contas, com as cinco dicas listadas pelo Universia

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Ficar sem emprego é uma situação complicada. No entanto, cada vez mais empresas estão recrutando seus candidatos e futuros funcionários usando as redes sociais. Você pode encontrar o emprego dos sonhos, não um que apenas pague as contas, com as cinco dicas listadas a seguir.

Confira como conseguir um emprego usando as redes sociais:

1. Aumente seus contatos: as pessoas conseguem os empregos não por causa dos computadores, da internet ou das redes sociais, mas pelo que essas ferramentas permitem: contato com mais gente. Ao estabelecer uma conexão pessoal com a companhia para qual você está se candidatando, suas chances de conseguir um emprego e ser visto se multiplicam consideravelmente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se tudo que você fizer for cegamente submeter seu currículo para o quadro de empregos da empresa, é muito capaz que acabe como centenas de outros profissionais: milhares de currículos entregues e uma ou duas entrevistas como resultado. Com as redes sociais é possível ultrapassar essas barreiras e estabelecer contato com as pessoas certas, além de obter informações muito relevantes para o processo seletivo.

2. Use aplicativos: os aplicativos móveis fazem cada vez mais sucesso para as pessoas que procuram emprego. Independente da plataforma, iOS ou Android, é possível encontrar diversos aplicativos que fazem uma ponte entre a demanda das companhias e as ofertas do mercado de trabalho.

3. Construa influência online: há mais de uma década, as empresas procuravam basicamente uma coisa em candidatos: habilidades técnicas. Com o tempo, a mentalidade das corporações foi se alterando para tentar buscar capacidades mais sutis, mas tão importantes quanto a técnica, como boa comunicação, organização, liderança, entre outras. No cenário atual, além de apresentar todos esses conteúdos, os profissionais também ganham mais credibilidade e oportunidades se possuem influência online. Quando dois candidatos são similares no papel e bons em comunicação, a diferença será estabelecida por suas respectivas presenças na internet, seja em um blog, em seus perfis nas redes sociais, etc.

Continua depois da publicidade

4. Use os recursos multimídia: cada vez mais profissionais utilizam de maneiras criativas para se promoverem online. Recentemente, a Universia Brasil listou quatro plataformas que podem ajudá-lo a criar um currículo online.

5. Seja responsável pelo seu próprio marketing: para atingir um público ou empresa específicos, você pode utilizar propagandas. As quatro maneiras mais comuns de fazer isso é por meio de anúncios no Facebook, Google AdWords, em blogs ou pelo LinkedIn.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.