Uma coisa pode destruir sua carreira se você fizer errado, diz Jack Welch

Se, diferente das demais empresas, você deseja que a sua seja o mais honesta e transparente possível com todos os envolvidos, essa pode ser uma característica capaz de construir ou destruir toda a sua carreira

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Um problema encontrado em todas as empresas, em todos os níveis é a falta de sinceridade. É mais fácil tanto para as grandes companhias e para as pessoas esconder ou contornar a verdade do que compartilha-la, dificultando para todos trazer a real situação à tona e consertá-la.

Mas, se diferente das demais, você deseja que sua empresa seja o mais honesta e transparente possível com todos os envolvidos, essa pode ser uma característica capaz de construir ou destruir toda a sua carreira.

Seguindo as dicas de Jack e Suzy Welch, o lendário ex-CEO da General Electric e sua mulher, autores do livro The Real-Life MBA – Your No-BS Guide to Winning the Game, Building a Team and Growing Your Carrer (em tradução livre para o português, O MBA da vida real – seu guia para ganhar o jogo, construir uma equipe e ampliar sua carreira), saiba como fazer isso da maneira certa:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Converse diretamente com sua equipe
Quando se trata de sinceridade com seus relatórios, a melhor técnica é ter avaliações trimestrais para indicar a cada um de seus funcionários o que eles estão fazendo bem e o que precisam fazer melhor.

“A palavra ‘precisa’ é muito importante porque as pessoas tendem a escutar o que fazem bem e podem não ouvir a mensagem mais importante se você a passa de maneira muito suavizada”, escreveu Jack. Ele ressalta que, entretanto, não precisa ser um processo complicado e burocrático.

O melhor é que essa avaliação seja feita ao menos duas vezes ao ano. “Como líder, quanto mais feedbacks verdadeiros você dá, mais a equipe ganha”, completou.

Continua depois da publicidade

As discussões entre seus iguais
É uma das discussões mais difíceis que você pode ter, mas nunca é aconselhável evitá-la. Todos os projetos de uma empresa devem estar interligados, e a melhor maneira de fazer com que tudo ocorra da maneira certa é tentando alinhar todos.

Nesse caso, é importante que você não veja nenhum de seus iguais como um inimigo, mas sim um amigo. Mantenha bons relacionamentos dentro da empresa e esse será um passo fácil de ser feito.

Fale a verdade com o superior
Esse pode ser o passo que mais vai te beneficiar, se for feito da maneira certa: jamais tenha uma posição de confronto, indicando o que você quer e o que merece sem que seu superior tenha a chance de falar. “A jogada certa é abordar pedindo ajuda – pergunte-o sobre o que acha sobre seu trabalho e quais são as expectativas”, indicou Jack.

Tópicos relacionados