5 erros que você deve evitar durante a entrevista para conseguir o emprego

Perder a oportunidade de conseguir uma vaga de trabalho por ter cometidos alguns erros durante a entrevista pode ser frustrante

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio à crise que o país enfrenta, perder a oportunidade de conseguir uma vaga de trabalho por ter cometido alguns erros durante a entrevista é frustrante. Pior ainda se essas falhas pudessem ter sido evitadas.

O portal Love Mondays selecionou 5 erros que você deve evitar durante o processo da entrevista de emprego. Confira:

1.Chegar atrasado

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A entrevista de emprego é uma oportunidade – que pode não aparecer de novo. Por isso, você deve se preparar para chegar no horário combinado junto ao RH, ou melhor ainda cerca de 10 ou 15 minutos antes. E se algum imprevisto acontecer e você perder o horário, é profissional ligar para avisar e se desculpar, para que estejam cientes que você chegará um pouco depois do combinado.

2. Falar mal do trabalho anterior

Seja do ex-chefe ou da ex-empresa, nunca fale mal de suas oportunidades anteriores em uma entrevista. Se alguém perguntar sobre seu antigo trabalho, filtre bem as suas respostas de forma que você seja honesto e não perca a postura profissional. Sabemos que nossas experiências nem sempre são positivas, mas falar mal dos outros não é a melhor saída. E você não vai ganhar pontos positivos por isso.

Continua depois da publicidade

3.Ficar ansioso demais pelo retorno

Esperar o retorno da entrevista pode ser difícil, mas, você precisa se controlar. Vale perguntar ao final da conversa com o entrevistador se ele tem alguma previsão de retorno. E se ele te der uma resposta, aguarde a data. Se passar alguns dias após o prazo e você ainda não tiver recebido nenhum contato, é possível mandar um e-mail e esperar pela resposta. Ficar ligando ou entrando em contato constantemente com o recrutador não fará com que as coisas andem mais depressa, mas, sim, que você pareça impaciente. Isso, com certeza, não é uma característica que as empresas buscam em um candidato.

4. Ter uma postura arrogante

Na hora da entrevista, você deve manter uma postura e mostrar que você pode ser uma excelente escolha. Mas tome cuidado, porque nessa tentativa você corre o risco de parecer prepotente – o que fará você perder pontos. Todo mundo tem algo a aprender, você não precisa saber responder tudo, tente manter uma postura natural e profissional e seja você mesmo. A autenticidade pode ser um bônus para você.

5. Não estar por dentro da vaga e da empresa

É comum que os recrutadores perguntem de onde você conhece a empresa ou como ficou sabendo da vaga. Essa é a pesquisa mínima que você deve fazer antes da entrevista. Não saber responder a essas questões de forma assertiva pode aumentar suas chances de desclassificação. Por isso, vá para a entrevista bem informado sobre a vaga, a empresa e os motivos de você estar procurando uma oportunidade por lá.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.