“Efeito Trump”: vistos de trabalho para estrangeiros e regras de imigração têm sofrido impacto

Especialistas comentam sobre as mudanças recentes 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Uma nova restrição que o governo Trump pretende aplicar nos Estados Unidos é na concessão de vistos temporários para programas de “intercâmbio cultural”, que incluem trabalhos remunerados e de temporada.

As informações foram reveladas por pessoas familiarizadas com a gestão Trump, que revelaram também que o foco da restrição é nos programas do visto J-1, concedido a estrangeiros que realizarão intercâmbios com trabalho remunerado no país. Os programas de estágio para estrangeiros, de au pair e de programa de verão são alguns que podem ser afetados.

Uma das propostas da gestão é de “eliminar” as classes de visto e de tornar o acesso a eles mais difícil. É possível que os empregadores sejam obrigados, por exemplo, a mostrar que não conseguiram encontrar norte-americanos para esses empregos como um requisito.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros vistos de trabalho também vêm sofrendo mudanças com a nova administração, de acordo com a advogada Luciana Fishcer, do escritório norte-americano Hunter Taubman Fischer & LI: são eles os vistos L e H-1B. O primeiro se trata do visto concedido para a transferência de executivos estrangeiros em multinacionais para a sede norte-americana, enquanto o segundo é um visto temporário concedido a um estrangeiro que é contratado por uma empresa norte-americana.

“A mudança em questão não consiste em uma nova lei, mas sim na interpretação de uma lei que já existe”, disse.

“Muitas das solicitações de visto que recebemos e que antes seriam facilmente aprovadas, agora acompanham pedidos de evidência para comprovar que de fato existe uma posição a ser patrocinada pela empresa”, completu a especialista. Este tem sido um dos focos da gestão desde seu início para evitar fraudes nas emissões de vistos.

Continua depois da publicidade

“Aqui se trata de casos em que existe competição com o mercado de trabalho norte-americano, especificamente. Não significa que o governo quer restringir a imigração para o país no geral”, contou Luciana. “Outros vistos concedidos a estrangeiros, como o de investimento EB-5, são vistos com bons olhos”, complementou Carlos Hawker, diretor para América Latina da LCR Capital.