8 hábitos diários que estão destruindo sua rotina de trabalho

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é difícil de atingir, mas você pode começar abandonando estes hábitos

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é algo delicado que deve ser trabalhado 24 horas por dia. Inúmeros especialistas já afirmaram e comprovaram que, sem um balanço saudável entre os dois aspectos, é impossível chegar longe na vida. 

Jamos Sudakow, colunista do Inc., falou com vários pais de família trabalhadores, empreendedores, funcionários, empresários e líderes para identificar certos hábitos extremamente prejudiciais para este balanço. Confira: 

  1. 1. Síndrome de super-herói 
  2. Ninguém consegue fazer tudo. Imaginar o oposto é totalmente prejudicial. A solução para isso é uma só: priorizar. E realmente deixar de lado algumas coisas quando o cansaço chegar. 
  3. 2. Urgência artificial
  4. Semelhante ao problema anterior, esta é a armadilha de classificar como urgentes coisas que não são. Tenha critérios muito claros para definir a urgência das suas atividades e e-mails. Uma dica é medir o impacto que o adiamento delas realmente teria. 
  5. 3. Limites não definidos
  6. O multitask e a mistura de tarefas sem linhas definidoras também prejudicam o balanço saudável entre vida pessoal e profissional. O primeiro passo é tentar desconectar fora do trabalho e realmente separar os dois aspectos da vida. 
  7. 4. Falta de zona neutra
  8. É preciso ter espaço para cometer erros ou lidar com imprevistos. Mantenha as expectativas realistas. 
  9. 5. Triagem constante
  10. Sem tempo para pensar em escolhas, uma pessoa acaba vivendo constantemente no modo reativo. É preciso elevar a relação com o tempo e com o planejamento. 
  11. 6. Caça ao tempo
  12. Esta é a tendência em focar no que acontecerá em vez de lidar com o que está acontecendo no momento. Comprometa-se. 
  13. 7. Noites em claro
  14. Pressão para terminar as coisas no prazo e a necessidade de passar noites em claro resolvendo pendências são consequências de todas as outras armadilhas já mencionadas. É necessário aplicar um horário limite para não prejudicar sua saúde e a das pessoas ao seu redor. 
  15. 8. Autoesquecimento
  16. Esquecer de si é altamente comum entre pessoas que se cobram demais profissionalmente. Fazer para os outros não pode ser prioridade sobre fazer para si. Implemente uma atividade restauradora diária para fugir disso. 

Investir também é cuidar da saúde. Abra uma conta na XP.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney