Quer mudar de carreira? Especialista lista principais passos para se recolocar no mercado

Tarsia Gonzalez conta o que é preciso para ter uma transição de carreiras de sucesso

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Mudar de carreira é um grande passo na vida pessoal e profissional, uma vez que interfere diretamente no lado psicológico e no bolso dos profissionais. Seja por insatisfação ou pela busca de melhores condições de vida, mudar o caminho profissional é um grande desafio. Tarsia Gonzalez, consultora e palestrante, especialista em gestão de pessoas e carreiras, explica os cinco passos fundamentais para quem quer mudar os rumos da própria carreira. Confira:

1- Invista em autoconhecimento

Entender o que se quer é a primeira grande etapa da mudança, e requer uma busca constante pelas aspirações da vida e pelos propósitos para os caminhos pessoal e profissional. “Autoconhecimento é algo que não tem fórmula e é um caminho sem fim. Somos seres mutáveis, em constante transformação e, por isso, precisamos ouvir sempre nossa voz interior”, afirma Tarsia.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2- Obtenha informação do mercado

É fácil escolher um novo caminho, mas é preciso entender como os seus talentos serão recebidos e poderão ser utilizados pelo mercado. “Para buscar a melhor vaga ou até mesmo empreender, é preciso entender o que está acontecendo no mundo do trabalho, quais os setores mais prósperos e, mesmo naqueles que ainda estão se reerguendo, quais as funções mais necessárias e de que forma posso contribuir”, enfatiza Tarsia. Segundo ela, conhecer o mercado é fundamental para gerar oportunidades.

3- Busque as ferramentas

Continua depois da publicidade

Depois de decidir seus objetivos e entender de que forma o mercado poderá receber sua força de trabalho, é importante buscar conhecimento, como cursos e consultorias, que vão ajudar no processo de recolocação. “São essas as ferramentas que vão ajudar a construir o planejamento pessoal”, reflete a especialista. “Sem um plano de vôo, avião nenhum é autorizado a sair do chão. Da mesma forma, não dá para querer atingir um objetivo sem um planejamento de onde se quer chegar”, completa.

4- Trace suas metas

Com o planejamento traçado, o próximo passo é determinar as metas de curto, médio e longo prazos: “Construir metas reais dá mais força, ânimo e permite galgar os primeiros degraus, gerando coragem e autonomia para ir, aos poucos, aumentando os objetivos a atingir”, explica Tarsia. Ela explica que não adianta estabelecer metas grandes que podem fazer você desistir na primeira dificuldade, mas metas reais que possam ser aumentadas após cada vitória.

Continua depois da publicidade

5- Monte um planejamento anual

A especialista explica que um planejamento, por melhor que seja, precisa ser revisado ao longo do tempo, uma vez que além do mercado estar em constante mudança, nós também estamos, e nossos objetivos, conquistas e desejos vão se transformando. Desta forma, uma revisão de tempos em tempos do planejamento é fundamental para readequar o caminho profissional.