“Todo mundo pode varrer o chão” e outras 10 regras do sucesso que um ex-funcionário recebeu da Apple

A gigante da tecnologia entregava um cartão com as regras pra seus funcionários

Giovanna Sutto

(Getty Images)

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Um ex-funcionário da Apple guardou as “11 regras do sucesso” que recebeu da gigante da tecnologia há mais de 10 anos, no seu primeiro dia na empresa.

Huxley Dunsany era consultor de soluções da Apple e entrou na empresa em 2004. Trabalhou na Apple por por mais de 6 anos, mas hoje não integra mais a equipe da companhia sediada em Cupertino, na Califórnia.

O profissional publicou no Imgur, um banco de imagens, o cartão que recebeu da empresa com as regras que os profissionais que trabalham na companhia devem seguir para alcançar o sucesso.

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Segundo Dunsany, o cartão foi criação de John Brandon, o vice-presidente da empresa na época. Ele entregava para todos os funcionários que supervisionava e depois a ideia foi se espalhando para outros setores da empresa.

“Ele era uma pessoa simples, apesar da sua posição elevada na empresa”, contou Dunsany a CNBC. “Ele realmente vivia de acordo com essas regras e fez a organização se adequar a elas, mesmo quando a Apple ainda não tinha o status que tem hoje”, conta.

Dunsany explica que saiu a empresa porque sua função deixou de ser necessária para seus superiores quando a Apple começou a crescer. Mas desde a sua saída da empresa, as dicas daquele cartão o acompanham em sua carreira.

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Veja quais são as 11 regras do sucesso para a Apple:

  1. Se desapegue do passado, aproveite ao máximo o futuro
  2. Sempre diga a verdade, é melhor ouvir as más notícias enquanto ainda há tempo para resolve-las do que ouvi-las tarde demais

  3. É esperado o maior nível de integridade profissional. Na dúvida, pergunte

  4. Aprenda a ser um bom empresário, não apenas um bom vendedor

  5. Todo mundo pode varrer o chão

  6. Seja profissional no seu estilo, discurso e feedbacks

  7. Ouça os clientes, eles quase sempre conseguem o que querem

  8. Crie relações que sejam positivas tanto para nós como para nossos parceiros

  9. Converse com seus colegas de trabalho, compartilhar informações é bom

  10. Não se leve muito a sério

  11. Divirta-se, caso contrário não vale a pena

Segundo Dunsany, a regra número 5 significa muito para ele até hoje. “Nenhum trabalho é de “nível baixo” ou “sem importância”, afirmou. “O trabalho básico, como varrer o chão, também é essencial e você deve estar disposto a ajudar a executá-lo, mesmo se você tiver um cargo alto na empresa”, afirma.  

“Eu acho que essa filosofia é o motivo pelo qual você ainda vê executivos da Apple que ganham milhares de dólares por ano, dando atenção especial aos clientes, tratando seus funcionários bem, entre outras coisas”, comenta.

Ele aproveita essa filosofia quando está contratando novos funcionários para a Zscaker, empresa de TI para a qual trabalha atualmente. Ele pede a outro funcionário para entrar e dizer que o lixo da sala precisa ser retirado enquanto está entrevistando um candidato.

“Peça licença ao entrevistado por alguns minutos para retirar o lixo, e então veja se ele oferece ajuda”, afirma. “A reação dos profissionais em um cenário ensaiado bem simples pode revelar detalhes interessantes sobre sua disposição para ajudar com tarefas que estão “abaixo” da função para a qual estão se candidatando”, acredita.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.