Vendedor de água vai palestrar em Harvard após viralizar na internet

Rick Chesther hoje é palestrante e escritor de empreendedorismo

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Um ambulante que vendia água na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi convidado para dar uma palestra sobre empreendedorismo no próximo dia 11 de agosto na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. 

“O neguinho que vendia água em Copacabana vai palestrar na faculdade de Harvard”, anuncia Rick Chesther ao mostrar, emocionado, o folheto do evento em que aparece entre os palestrantes. “Eu estou contando para vocês, porque vocês precisam acreditar em seus sonhos, vocês não podem desistir, porque vocês não têm ideia de quantas vezes me jogaram no chão e eu não me acovardei, levantei todas as vezes e continuei”, diz.

Tudo começou em março deste ano, quando Rick publicou um vídeo de 60 segundos intitulado “Minuto do empreendedorismo”, em que conta suas estratégias de negociação, seus cálculos e o lucro que é possível obter com a venda de água nas praias cariocas. O vídeo viralizou na internet, ultrapassando os 50 mil compartilhamentos e curtidas. 

Continua depois da publicidade

“Vender água não é para você não? Então a crise no seu caso não está no país, está dentro de você”. Foi com essa frase que Rick conquistou o público. Em seus vídeos, o vendedor explica como vendia água nas praias e reforça que todo vendedor precisa ser flexível e estar sempre preparado. “Mesmo com sol você já precisa comprar guarda-chuva e deixar na mala, para estar sempre a frente”, diz. “Começou a chover? Guarda as águas e começa a vender os guarda-chuvas. Enquanto os outros vendedores estiverem indo comprar o guarda-chuva, você já vai estar vendendo”, diz.

A partir daí continuou publicando vídeos com dicas de empreendedorismo até virar um influenciador digital e palestrante. O número de seguidores continuou a crescer e em abril criou o seu canal do YouTube, compartilhando os vídeos antes só disponíveis em seu perfil pessoal. Foi convidado para participar de programas de rádio, televisão e no mês seguinte publicou seu primeiro livro: “Pega a Visão – Minuto do Empreendedorismo”, que conta com 50 páginas e foi impresso em 5 mil exemplares. 

Rick lembra do dia em que postou seu primeiro vídeo com muito orgulho: “Esse foi o dia em que eu, um ‘neguinho que vendia água em Copacabana’, travei a máquina e zerei o game”. Em vídeo comemorativo do primeiro mês da “fama”, Rick agradece o destaque, os seguidores nas redes sociais e afirma: “Antes eu era apenas um vendedor de água em Copacabana. Hoje, eu não tenho tempo para pisar nas areias de Copacabana para vender água”. 

Agora o empreendedor parte para Harvard, nos EUA, para participar da Brilive Conference, uma conferência internacional com empreendedores brasileiros de diversas áreas, que utilizaram a internet para expor seus trabalhos, e ficaram conhecidos a nível internacional. “Pra quem vem de onde eu venho, é tão inarrável a importância desse evento que fiz questão de emoldurar a carta e o folder”, conta Rick.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP