Em carreira

"Vamos virar essa página", diz superintendente do BNDES responsável por R$ 55 bi em projetos de infraestrutura

Para Luciene Machado, superintendente de infraestrutura do banco, essa é a hora do BNDES se legitimar e encontrar seu novo espaço ou será muito difícil lidar com os questionamentos da sociedade 

 

SÃO PAULO - Com 65 anos de história, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) já precisou se reinventar em vários momentos e esse é mais um deles, diz Luciene Machado, superintendente de infraestrutura do banco, que tem nas mãos atualmente R$ 55 bilhões em projetos em diferentes fases nas áreas de logística, saneamento básico e mobilidade urbana. 

Para a diretora, essa é a hora do banco se legitimar. Um passo nesse sentido foi dado com a contratação, neste ano, da consultoria alemã Roland Berger, que está trabalhando no plano estratégico de 2022-2030. "Ou encontramos um novo espaço ou será muito difícil lidar com os questionamentos da sociedade. Vamos conseguir virar essa página e muito disso é porque nós não vemos o futuro sem infraestrutura", comentou. 

Na entrevista, que concedeu ao projeto "Ela S.A.", da InfoMoneyTV, Luciene comentou também sobre o início de sua trajetória no BNDES, há mais de 20 anos. Engenharia química de formação, ela foi a pessoa mais jovem a assumir posição de superintendente do banco. 

"Vi muitas mulheres, como forma de ocupação de espaço, se valer de formas de atuar muito masculinas, mas acho que isso não é necessário. Nós temos nossa forma de atuação e que nos permite chegar lá. O risco de se valer da primeira é, de fato, perder sua personalidade", disse.

A entrevista completa você pode conferir no vídeo acima. 

Dúvidas ou sugestões sobre o projeto, envie para: elasa@infomoney.com.br

Contato