98 mil funcionários do BB agora são acionistas da empresa

Banco mudou programa de remuneração variável e entregou 3 ações a cada um dos milhares empregados atuais

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco do Brasil (BBAS3) comunicou nesta quinta-feira (9) mudanças no Programa de Desempenho Gratificado, um formato de remuneração que fornece a seus funcionários. Declarou também que, a partir de hoje, todos os mais de 98 mil empregados da empresa também são acionistas.

A maior mudança divulgada em fato relevante consiste em ajustes no Programa de Desempenho Gratificado (PDG) para o segundo semestre de 2018. O programa, iniciado em 2012, teve seu escopo ampliado de 27 mil para até 81 mil funcionários. Além disso, passa a premiar metade do valor do bônus em ações do BB aos funcionários qualificados.

O primeiro pagamento nestes moldes será no início de 2019, referente ao desempenho no segundo semestre de 2018. O funcionário poderá movimentar estas ações como preferir: vendendo assim que receber ou mantendo na carteira.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O banco  também anunciou, separadamente que todos os funcionários ativos receberão, neste trimestre, três ações – o que equivale atualmente a aproximadamente R$ 100 e corresponde a 0,01% da base acionária. Estas 3 ações ficarão bloqueadas para movimentação até o término do contrato de trabalho, de acordo com o comunicado, diferentemente daquelas recebidas pelo PDG.

“A medida reforça o compromisso do BB em prover serviços e soluções adequadas aos seus clientes e ao público, por meio de estimulo à cultura de desempenho e gestão de longo prazo, ao tornar os seus funcionários em acionistas da empresa”, escreveu Bernardo Rothe, Vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, no fato relevante.

A ação do BB apresentava a maior alta da bolsa brasileira na manhã desta quinta-feira após a divulgação dos resultados da empresa. Os papéis subiam 2,33%, enquanto o Ibovespa tinha queda de 0,31%.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney