Apoio

Por que programar hoje o consumo de energia para os próximos anos?

Energia custa cada vez mais caro no país, saiba como sua empresa pode buscar uma alternativa

MoneyLab

Publicidade

O ano de 2018 deve ser mais um terminando com as tarifas de energia elétrica a preços elevados e os reservatórios hidrelétricos em baixa. Atualmente, o nível dos reservatórios do país caminha para uma situação crítica. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o subsistema do Sudeste e Centro-Oeste, que é responsável por cerca de 70% do armazenamento de água para geração de energia no Brasil, tem menos de um quarto de seu volume útil.

Para garantir o abastecimento, o governo tem utilizado as usinas térmicas, que geram energia a um custo bem mais alto. Esses custos são repassados ao consumidor na forma de bandeiras tarifárias e também nos reajustes tarifários anuais das distribuidoras. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) os consumidores pagaram R$ 25,3 bilhões a mais nas contas de luz nos últimos três anos e meio só com as bandeiras tarifárias, enquanto os reajustes na conta de energia já estão na casa dos dois dígitos.

Diante deste cenário e com o risco de um de uma escassez de energia nos próximos anos, cresce a necessidade de que as empresas busquem alternativas para suprir sua demanda de energia. Para responder a esta demanda, a IBS Energy, uma das principais gestoras estratégicas de energia do país, está iniciando a construção de uma termelétrica para geração de energia à base de biomassa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Termelétrica Cidade do Livro, localizada em Lençóis Paulista, no interior do estado de São Paulo, vai gerar energia limpa e 100% renovável a partir da segunda metade de 2021. O projeto tem um modelo de contratação inédito no mercado: a compra de cotas atrelada a um contrato de opção.  As empresas terão lastro de energia, com flexibilidade no exercício da opção e preços  garantidos por período não inferior a 10 anos. Com os preços previamente conhecidos, a empresa não fica suscetível à alta nas tarifas de energia, e consegue planejar o seu consumo além de poder acessar às melhores oportunidades do mercado spot

“Como gestores estratégicos, estamos sempre atentos aos movimentos e desafios do mercado”, explica Antônio Bento, CEO do Grupo IBS Energy. “O que esperar do cenário para os próximos anos? A resposta é não esperar. Este foi o ponto de partida para o projeto de oferecer não uma solução integral mas uma forma de enfrentar os riscos de uma possível crise no abastecimento”, complementa.

A compra antecipada de cotas da Termelétrica Cidade do Livro está disponível até 19 de outubro em condições de contratação flexíveis e negociáveis. Em 25 de outubro, acontecerá o leilão aberto às empresas interessadas. Clique aqui para entrar em contato com a IBS.

Confira mais sobre o projeto na entrevista com o presidente do grupo:

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.