Conteúdo oferecido por

A mudança de mentalidade que fez esse escritório de investimentos virar um case de sucesso

Fernandes decidiu deixar o trabalho como advogado de lado para focar 100% na Valore Investimentos

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

foim_-_0044

Publicidade

O advogado Marcos Araújo Fernandes vivia uma jornada dupla em 2013 que o desgastava. Ele mantinha seu escritório de assessoria de investimentos e ao mesmo tempo advogava para manter as contas em dia. “Eu me dividia. Meus dois sócios haviam mudado de atividade e eu tinha dificuldade em acreditar no negócio. Pensei em desistir do escritório”, conta Fernandes.

O pensamento não foi levado a cabo porque o chefe da rede de escritórios da XP Investimentos, a qual a Valore é ligada, lhe convenceu que o mercado de assessoria tinha um grande potencial.

Fernandes decidiu deixar o trabalho como advogado de lado para focar 100% na Valore Investimentos. Era hora de acreditar no seu potencial ao invés de olhar para as adversidades do momento. Foi essa mudança de mentalidade que fez o negócio decolar. Hoje, o escritório tem um time de 18 assessores e está entre os 50 maiores da XP Investimentos. Recentemente, Marcos foi convidado para palestrar no Comitê do Empreendedor (organizado pela XP para novos escritórios) para contar o exemplo de boas práticas da Valore.

foim_-_0057                   
Marcos Fernandes, da Valore: insistência no escritório de investimentos rendeu frutos

A história de Fernandes é exemplo entre um número cada vez maior de profissionais que resolveram unir o interesse por finanças com a busca por uma mudança na carreira. Entre os 18 assessores da Valore, há aqueles que vieram do mercado financeiro e aqueles que mudaram de carreira totalmente.

“As pessoas são nossa prioridade. Somos muito focados em manter nosso time motivado e feliz com o que faz”, afirma Marcos. Estruturado em um modelo de partnership, a Valore atrai talentos que se desenvolvem e tem a oportunidade de virar sócios. Hoje, além de Marcos, outros quatro assessores são sócios com participação societária mais relevante — mais três estão em avaliação no curto prazo.

Do ponto de vista do cliente, a Valore tem um cuidado especial com a análise de perfil e necessidade de rentabilidade, prazo, risco e retorno de cada pessoa. Com essa estratégia, a Valore tem hoje o melhor NPS — métrica que avalia o atendimento ao cliente — de Curitiba.

Há quatro meses a empresa também mudou o espaço da sua sede em Curitiba, expandindo para um escritório que tem 23 postos para assessores e já está em fase final de contratação de mais uma expansão de sua sede, que lhe deixará com capacidade para 40 assessores em Curitiba. O objetivo agora é chegar a R$ 3 bilhões de gestão em 2020. A Valore também está expandindo suas operações para Cascavel e Guarapuava, no Paraná.

Para quem ainda está indeciso se mudar de profissão ou empresa é uma opção, Fernandes acredita que, com muito foco e disciplina, é possível ser um assessor de sucesso. “O que me atrai é o tamanho do mercado e o tamanho que essa oportunidade apresenta. Esse mercado sempre teve um desalinhamento dos grandes bancos com o cliente. Quando você alinha isso com a XP, abre-se o leque de oportunidade”, afirma Marcos.

foim_-_0004
Nova sede da Valore em Curitiba