Conteúdo oferecido por

Três novos produtos da B3 que podem potencializar seus ganhos na Bolsa

Microcontrato de S&P, Futuro de Ações e Opções de Mini Dólar estão entre os mais de 40 novos ativos a serem negociados no Brasil

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

No dia 10 de dezembro, a Bolsa lançará mais de 40 novos ativos a serem negociados no Brasil, como forma de diversificação de investimentos. Dentre eles, três se destacam pela maior atratividade ao público varejo. Erian Bordin, head de experiência em renda variável da XP Investimentos explica quais esses produtos e seus atrativos.

“Microcontrato de S&P, Futuros de Ações e Opções de Mini Dólar certamente serão o maior sucesso entre o investidor e o trader varejo”, diz Bordin. Ele explica que o lançamento desses ativos é um desejo de longa data na XP, e que sua materialização é um sucesso. “A Bolsa está, cada vez mais, reconhecendo e valorizando o público varejo, e isso só tem a agregar ao mercado”, afirma.

Os produtos em destaque são de mercado futuro, o que por si só já traz vantagens operacionais como o ajuste diário, alavancagem, liquidação financeira em reais e um ótimo histórico de liquidez. Além disso, contratos futuros têm valores reduzidos de corretagem, o que certamente agrada ao cliente, que gasta menos para operar.

 

Microcontrato de S&P (código de contrato “WSP”)

S&P 500 é o índice das maiores empresas da bolsa americana. “É um paralelo do nosso índice Ibovespa, só que dos EUA. Ou seja, agora o investidor brasileiro pode, através da bolsa brasileira, ter exposição ao mercado internacional de maior liquidez do mundo, que é o mercado americano”, afirma Erian.

Mas isso não complica as coisas: apesar de o ajuste (ganhos/perdas) ser calculado em dólares, a liquidação financeira para o cliente é em reais. Além disso, o tamanho do contrato é muito pequeno: a variação de 1 ponto no índice equivale a ajuste de apenas US$ 2,50. Como a variação mínima do índice é de 0,25 ponto, o ajuste é ainda menor, o que favorece o investidor pessoa física.

Outro ponto é a diferença de exposição em relação aos contratos de dólar. Contratos de dólar e mini dólar são contabilizados em dólares por reais. Ou seja, ocorrem duas exposições conjuntas, uma ao mercado externo, e outra ao interno. O dólar pode subir ou cair por uma fala de Trump ou de Bolsonaro. Já o S&P tem impacto muito menor de fatores domésticos brasileiros: é um índice mais inerente ao mercado americano e a fatores macroeconômicos e políticos mundiais.

Exemplo de contrato: WSPH19 (micro contrato “WSP”, vencimento março-19).

Futuro de Ações

“É o sucesso do mercado futuro, agora trazido para ações”, afirma Bordin. Os futuros de ações trazem como diferencial em relação ao mercado de ações a simplicidade operacional. Ao comprar uma ação, o cliente precisa enviar dinheiro até a data de débito para não ficar com saldo negativo. No mercado futuro, por outro lado, não é preciso ter dinheiro em conta: o cliente que tiver garantias disponíveis (como por exemplo um ativo de Renda Fixa aceito como garantia) pode abrir posições, só precisando se atentar aos ajustes diários.

Outra facilidade é na venda (aluguel) de ações. Para ficar “vendido” em uma ação, o cliente precisaria tomar um aluguel, tendo custos adicionais na operação. Já ficar vendido em um futuro é tão simples quanto ficar comprado, mitigando a necessidade de aluguel e desse custo extra.

Inicialmente a B3 irá liberar 12 futuros de ações, contemplando diversos setores: PETR4, VALE3, USIM5, CMIG4, KROT3, VVAR11, CCRO3, B3SA3, CIEL3, PSSA3, HYPE3 e PCAR4. O tamanho do contrato será de 1 ação, com lote padrão de 100 contratos, e vencimento mensal nas 3ª segundas-feiras do mês.

Exemplo de contrato: PETRPF19 (futuro de Petrobras “PETR”, ação preferencial “P”, vencimento em janeiro-19 “F19”).

Opções de Mini Dólar

Aqui nem é preciso falar muito. O contrato de mini dólar é um sucesso no mercado brasileiro, com altíssima liquidez. As opções de mini dólar trazem mais uma forma de diversificação, podendo ser usadas tanto para hedge quanto para especulação. A tendência é que também ganhem liquidez e potencializem ainda mais o mercado.

“É uma pena que, pelo vínculo com a XP, não posso operar em mercado futuro. Se pudesse, seria o primeiro a ganhar dinheiro operando os novos ativos. Mas fico feliz que os clientes da XP tenham essa oportunidade”, diz Bordin. Quer investir nesse e em outros produtos? Abra sua conta na XP agora mesmo.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. . Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.