Tesouro Direto tem alta de até 15% no ano; entenda por que realizar os ganhos pode ser arriscado

Ganhos com venda antecipada devem ser avaliados tendo em vista o que fazer com o dinheiro depois

Equipe InfoMoney

Publicidade

O programa de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional, o Tesouro Direto tem recebido muita atenção por parte dos investidores por conta dos elevados rendimentos nos últimos meses. Somente neste ano, há ativos com ganhos acumulados de 15%. No entanto, os investidores somente embolsam esses valores se efetivamente venderem o título público antes do prazo de vencimento, e há um risco nessa estratégia: o de reinvestimento.

Na lógica para ganhar com a venda antecipada, é preciso que as taxas de juros praticadas pelo mercado caiam para o valor dos títulos públicos subirem. Ao fazer isso, o investidor pode encontrar dificuldades em alocar os recursos em outro papel que pague a mesma taxa.

Para entender melhor, basta olhar um exemplo prático. Considerando apenas os papéis que estão sendo negociados no mercado no momento, o título público de melhor rendimento na venda antecipada deste ano é o Tesouro Prefixado 2023, com alta de 15,38%, de acordo com a cotação da manhã de 9 de agosto. Essa rentabilidade é para quem comprou o papel no fim do ano passado, quando a taxa contratada era de 11,55% ao ano. Agora, esse mesmo ativo paga 9,83% ao ano.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E a perspectiva é de que essa diferença aumente ainda mais. A pesquisa semanal do Banco Central com economistas mostra que a projeção do mercado é de uma taxa Selic a 7,50% até o fim do ano. Isso significa que quem embolsar os ganhos pode conseguir bons lucros em um primeiro momento, mas dificilmente encontrará investimentos que paguem taxas acima de dois dígitos com risco baixo.

A recomendação, de acordo com material elaborado pelo próprio Tesouro Direto, depende dos objetivos do investidor: se a meta traçada para o investimento foi alcançada, a venda antecipada pode ser uma boa opção. Caso contrário, se a intenção for reinvestir o dinheiro, deve-se estudar com mais atenção quais seriam as outras alternativas de investimentos e comparar se realmente valerá a pena.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.