Entenda quanto tempo demora para seus ativos aparecem no extrato do Tesouro Direto

Repasse dos títulos públicos para o investidor pode levar de dois a três dias úteis a partir da solicitação de aplicação

Equipe InfoMoney

Uma das dúvidas mais comuns de quem aplica em Tesouro Direto é por que os títulos públicos não aparecem na conta do investidor assim que ele envia a ordem de compra. De acordo com informações do Tesouro Direto, esse período pode levar até três dias úteis após o envio da solicitação para aplicar nos títulos públicos.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esse é o caso quando as aplicações forem feitas entre as 18h e às 24h, assim como nos finais de semana e feriados. Nesse cenário, os investidores podem encontrar os títulos públicos a partir das 17h do terceiro dia útil. O prazo é mais curto se as aplicações forem feitas entre as 24h e às 18h nos dias úteis: a partir das 17h do segundo dia útil após a solicitação.

Leia também: Tesouro Direto – um guia completo para investir em títulos públicos

Isso acontece porque os ativos somente aparecem no extrato quando é feita a liquidação financeira do investimento, que é quando de fato ocorre a transferência do título para o investidor. Nesse intervalo de dois ou três dias úteis, os investidores conseguem consultar o trâmite do processo na área de protocolos, disponível ao fazer o login no site do Tesouro Direto. Essa consulta é sempre mais atualizada no site do Tesouro Direto – se você consultar o extrato nos sites das instituições financeiras, pode haver um descasamento das informações.

No resgate dos investimentos, o dinheiro também não fica disponível imediatamente. Para pedidos feitos em dias úteis, das 24h às 18h, o dinheiro será repassado pela BM&FBovespa às instituições financeiras em um dia útil. Nos demais horários e fins de semana e feriados, esse processo leva dois dias úteis. É importante ressaltar que, por questões operacionais, as instituições financeiras podem precisar de tempo adicional para repassar o dinheiro aos investidores.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos