Venda antecipada no Tesouro Direto pode render lucro elevado, mas é preciso atenção; entenda

Investidor deve avaliar os objetivos antes de embolsar ganhos elevados com títulos públicos

Equipe InfoMoney

Publicidade

A redução nas taxas de juros tem gerado importantes mudanças nos investimentos em renda fixa, incluindo no Tesouro Direto, o programa de compra e venda de títulos públicos pelo Tesouro Nacional. Esses papéis são marcados a mercado, o que significa que os investidores podem vender os títulos públicos com ganhos quando os juros caem, mas nem sempre a conta é tão simples assim.

Como em todo investimento, não há uma resposta definitiva se o investidor deve vender antecipadamente e embolsar os ganhos ou não. Cada caso deve ser analisado individualmente, mas é importante entender as vantagens e as desvantagens dessa estratégia.

O investidor pode embolsar ganhos que vão de 7,6% a 19,5% nos títulos públicos somente neste ano, segundo informações atualizadas na manhã do dia 21 de setembro. Se essa rentabilidade atende aos objetivos definidos pelo investidor no momento da compra, a venda antecipada pode ser uma escolha acertada. Mas, se a intenção for reinvestir o dinheiro, é preciso analisar a operação com mais cautela. Isso acontece porque o investidor pode não encontrar outra aplicação com o mesmo grau de risco que pague a mesma rentabilidade.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O papel com o maior rendimento no caso de venda antecipada neste ano é o Tesouro Prefixado com vencimento em 2023, apresentando ganhos acumulados de 19,5% somente neste ano. Se esse investidor comprou o título público no final do ano passado, naquela época a rentabilidade contratada para o título até 2023 era de 11,55% ao ano, segundo informações disponibilizadas no site do Tesouro Nacional. No entanto, o ciclo de redução nos juros levou a taxa Selic a 8,25% ao ano e com perspectiva de novas quedas, tornando cada vez mais difícil encontrar aplicações com o mesmo grau de risco que paguem taxas de dois dígitos aos investidores.

O mesmo Tesouro Prefixado com vencimento em 2023, por exemplo, se fosse comprado hoje pagaria uma taxa de 9,34% ao ano, segundo informações disponíveis no Tesouro Direto. Essa dificuldade em encontrar papéis com a mesma rentabilidade é conhecida no mercado como risco de reinvestimento, e deve ser avaliada com atenção pelo investidor antes de embolsar lucros elevados.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, abra a sua conta na XP Investimentos.