Conheça o único investimento do mercado 100% garantido pelo Tesouro Nacional

Tesouro Direto conta com a garantia de pagamento para todo o valor aplicado

Equipe InfoMoney

Publicidade

O mercado financeiro brasileiro traz diferentes modalidades de investimentos na renda fixa e na renda variável, mas apenas uma delas conta com a garantia total do Tesouro Nacional: o Tesouro Direto. Essa é uma plataforma na qual o Governo emite títulos de dívida, conhecidos como títulos públicos, e os colocam no mercado para que a população financie parte dos gastos públicos.

O Tesouro Nacional foi criado pelo Governo em 1986 para administrar a dívida pública brasileira, e a garantia de pagamento para todo o valor aplicado faz do Tesouro Direto o investimento de menor risco no mercado brasileiro – as aplicações garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) protegem até certo limite, de R$ 250 mil.

Na plataforma do Tesouro Direto os investidores podem encontrar cinco modelos de títulos públicos para investir, cada um deles com datas de vencimento diferentes. Veja, abaixo, um pouco mais sobre cada um:

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tesouro Prefixado (LTN): esse é um título público no qual o investidor conhece o valor exato que terá ao final do período. O pagamento ocorre apenas na data de vencimento, e como o título com a data de vencimento mais próxima é 2020, é recomendado para quem não precisa complementar a renda no curto prazo.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F): o título público é semelhante ao anterior, mas com uma diferença importante: a cada seis meses são feitos pagamentos de juros aos investidores. Como há a incidência do Imposto de Renda nesses pagamentos, essa estratégia é mais adequada para quem busca complementar a renda, e não para reinvestir o valor, uma vez que a incidência do IR iria corroer a rentabilidade.

Tesouro Selic: esse é um título público que tem toda a sua rentabilidade atrelada à Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia, definida pelo Banco Central. Indicado para perfis mais conservadores, o pagamento desse título público ocorre somente na data de vencimento, e há apenas um título público disponível para compra na plataforma, com vencimento em 2023.

Continua depois da publicidade

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): título público mais popular do Tesouro Direto, ele garante o poder de compra do investidor. Isso porque a rentabilidade é definida por uma taxa prefixada acrescida da variação do índice oficial de inflação, o IPCA. Essa característica faz desse papel o mais indicado para planos de longo prazo, sendo possível encontrar títulos com vencimento até 2045.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B): esse é um título público semelhante ao Tesouro IPCA+, mas conta com pagamento de juros a cada seis meses. Esses pagamentos representam apenas uma antecipação da rentabilidade, e por isso deve ser pensado dentro de uma estratégia em que o investidor fará uso desses pagamentos em vez de reinvestir.

É importante lembrar que as rentabilidades contratadas somente são válidas se o investidor mantiver esses títulos públicos até o vencimento. Caso decida vender antes, todos os papéis que tenham taxas prefixadas, como é o caso das duas modalidades de Tesouro Prefixado e das duas modalidades do Tesouro IPCA+, podem ter oscilações para cima ou para baixo. O Tesouro Selic é o único a apresentar uma volatilidade pequena no momento de revender para o Tesouro Nacional.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.