Saiba como programar aplicações automáticas no Tesouro Direto para todos os meses

Plataforma permite automatizar operações para facilitar investimento todos os meses

Equipe InfoMoney

Publicidade

Todo especialista em finanças recomenda separar parte do dinheiro para aplicar todos os meses, mesmo que seja um valor pequeno. O importante, dizem, é continuar investindo e deixar os juros compostos fazer o trabalho por você ao longo do tempo. É para facilitar esse processo que o Tesouro Direto tem uma ferramenta chamada “agendamento de investimento”, permitindo programar aplicações para comprar automaticamente títulos públicos por um tempo determinado.

Nessa ferramenta, é preciso informar a data em que o primeiro investimento será feito, escolher um título público, inserir o valor a ser aplicado todo mês e programar a periodicidade – é possível escolher um número específico de operações ou compras até uma determinada data ou até que ela seja cancelada manualmente. Para a operação ser concretizada, basta que o investidor tenha o dinheiro disponível na conta todos os meses no dia agendado.

Essa é uma opção que oferece bastante comodidade porque as aplicações podem ser feitas a partir de valores tão baixos quanto R$ 30, desde que represente pelo menos a fração de 0,01 título público.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Antes de programar as compras, no entanto, é preciso estar atento ao fato de que a taxa contratada será aquela do dia em que a operação for concluída, ou seja, não será levada em consideração a taxa do dia em que a operação foi programada. Por isso, é interessante acompanhar o mercado periodicamente para entender se o investimento continua fazendo sentido para os objetivos definidos.

As programações podem ser alteradas ou canceladas até um dia antes de a operação ser realizada. E, se o título público deixar de ser ofertado, o investidor será avisado para alterar a programação, ou, se nada for feito, o agendamento é cancelado.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.