Entenda os 2 principais motivos que fazem os preços no Tesouro Direto oscilarem

Taxa de juros de mercado e prazo influenciam nos valores dos títulos públicos

Equipe InfoMoney

Publicidade

Quem está um pouco mais familiarizado com o Tesouro Direto sabe que os preços dos títulos públicos negociados pelo Tesouro Nacional oscilam diariamente, para cima ou para baixo. A variação pode chamar a atenção, chegando a 50% no ano passado ou a mais de 18% somente neste ano. Mas você sabe realmente o que influencia o preço de um título público para cima ou para baixo?

Existem dois fatores determinantes para que os preços oscilem para cima ou para baixo: taxa de juros de mercado e prazo. Esses efeitos acontecem de modo muito mais modesto apenas no Tesouro Selic, o título público cuja rentabilidade é totalmente atrelada ao movimento da taxa Selic. Nos outros papéis, que são prefixados ou com parcelas dos ganhos prefixadas, os efeitos das taxas de juros e dos prazos são mais perceptíveis.

Taxas de juros

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Começando pelas taxas de juros, elas têm relação inversamente proporcional ao preço do título público. Então, quando o movimento é de queda nas taxas, os títulos se valorizam, assim como aumentos nas taxas de juros geram queda nos preços. A explicação para esse movimento tem como base a fórmula matemática para o cálculo do preço. Veja, abaixo, a fórmula para um título prefixado, cujo valor a ser recebido na data final é sempre de R$ 1.000:

A taxa de juros no divisor significa que quanto menor a taxa, menor será a divisão do preço e, portanto, maior será o resultado para o valor do título público. Outro modo para entender a situação mais intuitivamente, todo título prefixado paga um valor fixo de R$ 1.000 no vencimento, então quando os juros caem, o preço precisa subir para compensar essa rentabilidade menor da taxa.

Também é importante entender que essa taxa de juros não é a taxa Selic, mas uma taxa que reflete a expectativa dos agentes financeiros para os juros daquele título público, com uma data de vencimento em específico.

Continua depois da publicidade

Prazo

O segundo fator é o tempo. Indicado na fórmula matemática acima como DU (dias úteis até o vencimento), o tempo está indicado como um fator exponencial sobre a taxa. Isso quer dizer que quanto maior o tempo, mais sensível é o preço do título público às mudanças nas taxas de juros.

Isso pode ser facilmente verificado na tabela de rentabilidade do Tesouro Direto. O Tesouro Prefixado com vencimento em 2023 está com rentabilidade de 18,41% neste ano, enquanto o mesmo título com vencimento em 2018 tem rentabilidade de 9,65%.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.