Ex-diretor da Sete Brasil admite propina em contratos para construções da Petrobras

Em depoimento feito em novembro, Pedro Barusco, que também foi gerente de Serviço da Petrobras, admitiu propina de até 1% do valor dos contratos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-diretor de operações da Sete Brasil e ex-gerente da Petrobras (PETR3; PETR4), Pedro Barusco, admitiu em depoimento feito em novembro de 2014 e divulgado hoje casos de propina envolvendo contratos das companhias. As informações foram divulgadas pela Justiça Federal em Curitiba.

No depoimento, ele alega que propinas somaram até 1% do valor dos contratos com estaleiros para a construção de plataformas de petróleo para a Petrobras. As propinas envolveram contratos da Sete Brasil para construir 21 sondas, no valor de US$ 22 bilhões. Segundo a Bloomberg, a Sete Brasil disse que ficou sabendo destas irregularidades pela imprensa e que pedirá informações adicionais sobre o assunto à Justiça Federal do Paraná.

Ainda no noticiário da companhia, segundo a coluna Radar On-line, da Veja, representantes dos acionistas, bancos e o UK Export Finance, banco inglês que financia exportações a outros países, estão reunidos na sede da Sete Brasil no Rio de Janeiro para assinatura do empréstimo-socorro de US$ 4,5 bilhões. Porém, segundo Lauro Jardim, nenhum representante da Petrobras ou do BNDES apareceu.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.