Grande explosão atinge usina da Exxon Mobil na Califórnia; ações caem 2,5%

Primeiras notícias sobre o acidente surgiram pouco depois das 16h (horário de Brasília); companhia já confirmou, mas não deu maiores detalhes sobre o que ocorreu e nem sobre feridos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Uma grande explosão foi reportada em uma fábrica da Exxon Mobil em Torrance, na Califórnia, na tarde desta quarta-feira (18). A companhia confirmou que houve um “incidente”, mas não prestou nenhum outro esclarecimento sobre o que ocorreu. Segundo a CNBC, a Exxon disse que procedimentos de emergência foram ativados no local.

A refinaria onde ocorreu a explosão cobre 750 acres, com capacidade para processar cerca de 155 mil barris de petróleo por dia, produzindo 1,8 bilhões de litros de gasolina por ano, segundo a própria empresa. A usina, que tem 650 funcionários e 550 empreiteiros, produz um gás de baixas emissões, especialmente formulado e vendido no sul da Califórnia, Arizona e Nevada. A refinaria produz quase 10% de toda a gasolina vendida na Califórnia, de acordo com a Exxon.

Com a notícia, as ações da companhia passaram a cair com mais força na Bolsa americana, chegando a sua mínima da sessão, com queda de 2,50%, a US$ 90,79. O porta-voz do departamento dos bombeiros, Steve Deuel, disse a uma emissora de TV local que a explosão aconteceu em uma instalação de processamento e que o material envolvido é em sua maioria gasolina.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.