Índice Buffett indica maior chance de crash nas Bolsas dos EUA

Coro de que as bolsas americanas entrem em colapso aumentam a cada dia; para alguns especialistas, alta do mercado por lá só tem sido sustentada graças às baixas taxas de juros ao redor do mundo

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Com as bolsas dos Estados Unidos quebrando recordes em cima de recordes, o mercado já começa a levantar bandeira de que esses períodos de “bonança” vão acabar em breve. O que muitos experts do mercado leem é que o rali das bolsas americanas estão sendo sustentados graças às baixas taxas de juros ao redor do mundo  podem estar prestes a entrar em verdadeiro colapso. A expectativa é que o mercado acionário por lá caía 50% ou mais, alertam alguns especialistas. 

“Estamos certos de que estamos diante de um crash no mercado acionário”, explicou Mark Spitznagel, gestor de hedge fund que se tornou notório após passar a crise de 2008 entregando resultados bilionários. “Na verdade, devemos absolutamente esperar por isso”, disse, em entrevista à NewsMaxFinance. 

E ele não está sozinho nessa. O megainvestidor americano Warren Buffett também está preparado para isso. O índice Buffett, como é conhecido o “market-cap-to-GDP” e que compara o valor de mercado com a produção de riqueza na economia real (PIB), está prestes a violar o patamar que acionaria alerta para venda, quando o colapso poderia ocorrer a qualquer momento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O célebre investidor suíço Marc Faber também é dessa corrente. “Nós estamos em uma gigante bolha financeira e ela pode estourar em qualquer dia”, alertou. 

Ou seja, se o que dizem é que as bolsas americanas estão sendo sustentadas pelas baixas taxas de juros ao redor do mundo, o que acontecerá quando o Federal Reserve decidir elevar os juros dos EUA. Essa realidade pode não estar tão longe assim. Jeffrey Lacker, um dos membros votantes do Fomc (Federal Open Market Committee), disse nesta sexta-feira querer que o Fed eleve os juros já em junho. Hoje, as bolsas dos EUA caíam mais de 1% às 16h23 (horário de Brasília).