Dados abaixo do esperado na Europa e nos EUA fazem bolsas mundiais subirem

Expectativa é que Fed adie alta de juros após dados de emprego e que Europa possa adotar mais estímulos após dados fracos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O dia é de forte alta para as bolsas mundiais, que sustentam 4º dia de rali no exterior e dólar se enfraquece contra maioria das demais moedas ainda
refletindo perspectiva de adiamento da alta dos juros do Federal Reserve após os dados de emprego. As commodities como petróleo e cobre se valorizam.

As bolsas europeias sobem forte, com principais índices ganhando entre 2% e 3%, ainda refletindo dados abaixo do previsto de emprego e pedidos às fábricas, divulgados na sexta. O S&P futuro também sobe.

Os dados compilados pela Bloomberg mostram que mercado precifica mais de 50% de chances de alta da taxa do Fed apenas para março; para próximo FOMC, apostas são de
apenas 8%; já Mohamed El-Erian vê 50%-50% de probabilidade em dezembro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, dados também mostram crescimento fraco na Europa, apontando para potenciais novos estímulos pelo BCE. Em destaque, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu para 53,6 em setembro, de 54,3 em agosto, segundo dados finais publicados hoje pela Markit Economics. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires e também da prévia de setembro, que eram de 53,9 em ambos os casos.

No noticiário corporativo, as ações da trader de commodities e mineradora Glencore avançavam nesta segunda-feira com a esperança de investidores de que a empresa esteja levando adiante seus planos de cortar dívida com a venda de uma fatia em ativos de agricultura.

O preço da ação da Glencore caiu mais de 60 por cento neste ano, afetado por um colapso dos preços globais de commodities durante o último ano e pelo nervosismo do mercado sobre a capacidade da mineradora de pagar sua pesada dívida.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters e Bloomberg)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.