Paciência: o estrangeiro logo chegará na Bovespa, diz gestor que “ganhou” 3.100% em 17 anos

Gestora de R$ 8,8 bilhões em ativos sob gestão explicou ao InfoMoney por que o investidor não precisa se preocupar com a "apatia" da Bolsa desde a conclusão do processo de impeachment

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Mais de um mês após o impeachment e aquela tão esperada “enxurrada de dinheiro” que esse evento prometia trazer ainda não chegou – e com isso o Ibovespa teima em respeitar os 60 mil pontos. Essa apatia, no entanto, nem de longe é motivo para se preocupar: “o dinheiro do estrangeiro vai vir, mas não como enxurrada. Daqui a pouco olharemos para trás e perceberemos que ele chegou”, avalia Rogério Poppe, gestor responsável pela estratégia de renda variável da ARX Investimentos.

Se essa parcimônia pode incomodar um investidor mais ansioso, o “histórico” da ARX está aí para te deixar mais confortável: com 17 anos de história, a gestora possui cerca de R$ 4 bilhões distribuídos em seus fundos de ações. O fundo ARX Income, gerido por Poppe, acumula ganhos de 3.104% desde sua criação (junho de 1999), superando em quase 8 vezes a performance do Ibovespa no período – que teve 400% de alta.

Poppe foi um dos palestrantes do XP Investor Day, evento promovido pela XP Investimentos no começo do mês. Após o painel, ele concedeu uma entrevista exclusiva à InfoMoneyTV, explicando por que acredita que essa “demora” dos estrangeiros em chegar ao Brasil é natural. “Ele já está acostumado com volatilidade em emergentes”, disse o gestor, citando como exemplo as tentativas recentes de golpe na Turquia e os problemas políticos na Colômbia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Estratégias: queda de juros
Durante o painel, o estrategista da ARX disse estar bem exposto ao cenário de queda de juros no Brasi. “A recuperação do Brasil virá, mas ainda será lenta, não vejo consumo e crédito se recuperando no curto prazo”, complementou. Ele destacou as elétricas e o setor financeiro, diante também da expectativa de queda no número de pedidos de recuperações judiciais nos próximos trimestres.

Ele fez questão de elogiar a “transformação relevante” na gestão das estatais, que tem guiado a forte alta destas ações neste ano, como a Petrobras (PETR4). Por fim, o gestor da ARX comentou o setor industrial: “o mercado costuma antecipar nos preços de hoje os resultados de 12 ou 18 meses a frente, por isso algumas ações que já andaram muito podem vir a performar mais. Nossa preferência é a Gerdau (GGBR4)”, concluiu.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers