Superintendência do Cade propõe rejeitar fusão Kroton/Estácio; ações caem 4%

Apesar da decisão, a superintendência do Cade pediu que a fusão passe ao tribunal, que deverá se manifestar e determinar condições para aprovação, se for o caso

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A Superintendência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu nesta sexta-feira (3) que, como foi submetido pelas empresas, o acordo de fusão entre Kroton (KROT3) e Estácio (ESTC3) não pode ser aprovado, segundo despacho publicado no site do órgão antitruste.

Apesar da decisão, a superintendência do Cade pediu que a fusão passe ao tribunal, que deverá se manifestar e determinar condições para aprovação, se for o caso. Mais cedo, o Departamento de Estudos Econômicos do órgão afirmou que a fusão traria riscos de concorrência no setor, podendo tirar um “importante player” do mercado.

As ações das duas empresas já operavam em queda desde a primeira notícia, divulgada por volta das 15h, mas em apenas 10 minutos após a decisão, os papéis caíram 2%. Às 17h31 (horário de Brasília), a ação KROT3 caía 4,07% em relação ao fechamento de ontem, a R$ 13,19, enquanto os papéis ESTC3 recuavam 4,69%, a R$ 15,24.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No fim do ano passado, a superintendência-geral do Cade avaliou que a fusão entre as duas é complexa, o que aumentou a expectativa de que, se aprovada, a união das duas empresas será feita com restrições. Em dezembro, a Kroton disse que considera se desfazer de uma unidade presencial para obter o aval do Cade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.