Tem explicação? Após dispararem até 200%, ações das empresas “X” desabam na Bolsa

Mercado tenta entender o que acontece com os papéis das companhias criadas por Eike Batista

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Há uma semana começou um estranho movimento das empresas do antigo grupo “X” criado por Eike Batista. Tudo teve início com a disparada dos papéis da CCX (CCXC3), que saltou 46% em um dia sem nenhuma explicação. Nos dias seguintes outras companhias como a OSX Brasil (OSXB3), MMX Mineração e Metálicos (MMXM3), OGPar (OGXP3) e a Dommo Energia (DMMO3) (ex-OGX Petróleo).

Na quarta-feira passada, depois de muito tempo fora do radar do mercado, a CCX chamou atenção ao disparar 46,30% sem que nenhuma notícia tivesse saído. No dia seguinte o movimento foi ainda mais forte, com os papéis saltando 75,95%, movimento que seguiu por mais dois dias, com ganhos de 23,74% e 6,40%, na sexta-feira (9) e segunda-feira (12), respectivamente. Em uma semana, os ganhos foram de 210%.

Porém, na véspera as ações iniciaram uma forte correção, caindo 12,02%, para nesta quarta caírem mais 26%. A companhia foi questionada pela B3 sobre a movimentação atípica dizendo que não sabia o motivo para as fortes altas de seus ativos. Além disso, a CCX também afirmou que questionou pessoas que pudessem ter conhecimento de algum fato que pudesse explicar a movimentação, mas não obteve nenhuma resposta.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer fugir destes movimentos e investir com segurança? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Na sequência foi a vez da OSX Brasil, que apesar de ter subido 9,12% ainda na terça-feira (6) não teve ganhos de dois dígitos nos dias seguintes até a última segunda, quando de repente saltou 70,99%. Em comunicado, a empresa seguiu a mesma linha da CCX, dizendo que não sabia os motivos para esta alta. Ontem os papéis também começaram a corrigir, caindo 6,92%, e seguindo movimento hoje, recuando mais de 25%.

Saindo das empresas ainda controladas por Eike, a MMX viu suas ações subirem em escalada, acumulando ganhos de 135% desde a semana passada, mas neste pregão desaba 13,46%. Já a OGPar teve um movimento mais ameno, com seu melhor pregão sendo na segunda-feira, quando subiu 12,08%. A Dommo, por sua vez, subiu entre 12% e 20% em 5 dos últimos 7 pregões.

Continua depois da publicidade

Por conta do passado complicado das companhias, hoje poucos analistas fazem cobertura dos papéis, o que dificulta a obtenção de informações sobre o que pode explicar o movimento.

Das companhias que foram questionadas pela B3, a resposta foi praticamente a mesma em todos os casos: não tem conhecimento de qualquer ato ou fato relevante que poderia ter motivado oscilações atípicas das ações. Até o momento o mistério continua, mas a “regra” do mercado também: qualquer movimento forte como esse e que não tenha nenhum motivo vai gerar uma correção brusca também. 

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.