ETF brasileiro dispara 2% após nova derrota no STF deixar Lula próximo da prisão

Índice que representa os papéis com maior peso no Ibovespa disparou após a conclusão do voto da ministra Rosa Weber

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ETF (Exchange Traded Fund) EWZ iShares MSCI Brazil Capped, que representa os papéis com maior peso no Ibovespa, disparou no after market após o voto da ministra Rosa Weber contra o habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se mantendo com fortes ganhos até o encerramento dos negócios. Ela era considerada um voto-chave no STF (Supremo Tribunal Federal) e que provavelmente será decisivo para definir a prisão do petista.

No after market, o EWZ teve forte alta de 1,74%, após chegar a saltar 2,76% logo após a ministra votar. No pregão regular, o índice caiu 0,05%. O movimento indica que o Ibovespa pode abrir em alta no pregão de quinta-feira, principalmente após o STF negar o pedido do ex-presidente, o que deve levar a sua prisão nos próximos dias.

Considerada a grande incógnita do julgamento, a ministra Rosa Weber acompanhou o relator e votou contra a concessão do pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula. Negado o HC, Lula fica mais próximo do início do cumprimento da pena de 12 anos e 1 mês de prisão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em seu voto, Rosa Weber repetiu o argumento de Fachin de que não teria como considerar ilegal a decisão do STJ que negou um primeiro pedido do petista para evitar a prisão. “Não tenho como reputar ilegal, abusivo ou teratológico acórdão que forte nessa compreensão do STF, rejeita a ordem de HC, independentemente da minha posição pessoal quanto ao tema de fundo e ressalvado meu ponto de vista a respeito, ainda que plenário seja locus adequado para revisitar tal tema”, afirmou a ministra.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.