ETF do Brasil é principal bear market de mercados emergentes

EWZ caiu 30% neste trimestre e oficializou sua tendência de baixa

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — O Brasil está em primeiro lugar. E não de um jeito bom. Bear markets têm sido o grande tema para a maioria dos mercados emergentes recentemente e o Brasil é um lugar onde a tendência de queda parece particularmente forte.

Maior ETF do Brasil, o iShares MSCI Brazil ETF, conhecido como EWZ, está em uma tendência de queda desde meados de março e agora um indicador técnico mostra que esse caminho para baixo provavelmente continuará. O Índice Direcional Médio do EWZ (Average Directional Index, ou ADX), que mede a força ou fraqueza de uma rota de ativos, não está apenas acima da marca de 25, o que indica uma forte tendência, mas também cruzou o limite de 50. Nenhum outro mercado emergente – nem mesmo a Turquia ou a Argentina – está acima dessa linha.

O preço da EWZ caiu 30% neste trimestre, mais que o dobro do tamanho da queda vista no iShares MSCI Emerging Markets ETF, conhecido como EEM. Os ativos brasileiros se deterioraram no último trimestre não apenas devido à pressão sobre mercados emergentes, mas também porque os investidores estão preocupados com a eleição presidencial de outubro. Nomes favoráveis ??ao mercado estão ficando para trás na disputa e a mais recente pesquisa eleitoral, publicada na manhã desta quinta-feira, mostrou o candidato de extrema direita Jair Bolsonaro na liderança.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além da eleição, a demanda dos investidores por ações brasileiras foi atenuada por uma perspectiva mais sombria para a economia, contrariando expectativas de forte recuperação. Em vez disso, o Banco Central cortou a projeção de crescimento do PIB previsto para este ano de 2,6% para 1,6%, colocando-o mais de acordo com as atuais expectativas dos mercados.