Pessimistas recuam em meio à recuperação dos emergentes

“Quando ações e empresas ficam superbaratas, obviamente vale a pena dar uma olhada“

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Após duas semanas de ganhos nos mercados emergentes, alguns investidores começam a ficar mais otimistas com a categoria. O Morgan Stanley retirou a “previsão pessimista” para títulos e moedas de países em desenvolvimento, enquanto a Matthews Asia anunciou que este é o “melhor momento” para compra de ativos de nações emergentes desde o chamado “taper tantrum”.

A Tundra Fonder também tenta aproveitar o cenário após as perdas. Eric Robertsen, responsável global por pesquisa de câmbio e crédito da Standard Chartered, estima que os ativos de mercados emergentes estão nos níveis mais baratos em 10 a 15 anos.

Ressaltando o maior apetite dos investidores, o valor de mercado do maior fundo negociado em bolsa (exchange-traded fund ou ETF) que acompanha títulos de nações em desenvolvimento denominados em euros bateu recorde na semana passada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Os ativos emergentes subiram fortemente na última semana e achamos que isso marca o início de um período de estabilidade e mercados oscilando dentro de um intervalo definido”, escreveram estrategistas do Morgan Stanley, incluindo James Lord, em relatório publicado na segunda-feira. “Achamos que o mundo continua difícil para os emergentes, mas provavelmente o ajuste já foi suficiente por ora.”

Respostas mais contundentes de bancos centrais de países como Indonésia, Rússia e Turquia ajudaram a aliviar a queda nas ações e moedas da categoria para os menores patamares em mais de um ano. O MSCI Emerging Markets Currency Index subiu pela segunda semana seguida e teve o melhor desempenho semanal desde fevereiro. Um índice Bloomberg Barclays que acompanha títulos públicos denominados em moeda local avançou 0,5 por cento na semana passada, a maior alta desde março.

* O Morgan Stanley adotou posição neutra em títulos locais de países emergentes e está ampliando a exposição a moedas de alto rendimento de países como Argentina, Indonésia e Rússia, e retirou a rejeição ao Brasil, de acordo com o relatório. O banco elogiou títulos do México e retirou a rejeição a títulos do Brasil, Argentina e Rússia* A Tundra Fonder, que administra US$ 400 milhões em ativos em Estocolmo, investiu pela primeira vez na Turquia e enxerga oportunidades em nações como Malásia e Filipinas, disse o vice-diretor de investimentos, Shamoon Tariq.* Apesar da volatilidade “de chorar” nos mercados emergentes, “você é remunerado se aproveitar essa volatilidade”, argumentou Robertsen, da Standard Chartered, durante evento em Joanesburgo.

Continua depois da publicidade

“Quando ações e empresas ficam superbaratas, obviamente vale a pena dar uma olhada”, segundo Tariq.

Embora alguns tenham ficado menos pessimistas em relação aos emergentes, a potencial escalada da disputa comercial entre EUA e China é vista como ameaça por outros.

Com pouca esperança de melhora significativa no comércio internacional e a perspectiva de desaceleração da economia chinesa, o interesse por ativos de países emergentes ficará contido nos próximos meses, acredita Per Hammarlund, estrategista-chefe para mercados emergentes da SEB em Estocolmo, de acordo com relatório recente.

Já para o Morgan Stanley, a movimentação dos mercados globais na semana passada sugere que há “prêmio de risco elevado para problemas comerciais embutido nas cotações dos ativos emergentes”, embora o banco espere agravamento da tensão comercial.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos