Petrobras e EIG podem realizar sonho portuário de Eike Batista

O porto do Açu, perto dos principais campos de petróleo offshore do Rio de Janeiro, está se tornando uma parte crucial da infraestrutura de petróleo do Brasil

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — O ex-bilionário Eike Batista certa vez se gabou de que seu porto do tamanho de Manhattan se tornaria a “estrada do Brasil para a China”.

Eike faliu antes que isso acontecesse, mas o porto do Açu, perto dos principais campos de petróleo offshore do Rio de Janeiro, está se tornando uma parte crucial da infraestrutura de petróleo do Brasil. Agora, o porto está perto de assumir como cliente a estatal Petrobras, disse José Magela Bernardes, diretor presidente da operadora de portos Prumo Logística, que é de propriedade da empresa de private-equity EIG Global Energy Partners.

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Prumo já possui um terminal de petróleo que é usado por clientes como Royal Dutch Shell e Galp Energia, e o acordo com a Petrobras, maior produtora do País, é provável porque seus portos próprios estão operando perto da capacidade, disse Bernardes. O executivo vê uma oportunidade de conectar Açu à rede de oleodutos da Petrobras e abastecer suas refinarias com petróleo bruto.

Integrar o porto do Açu à infraestrutura de petróleo e gás do Brasil é vital para a segurança nacional, caso circunstâncias imprevistas causem o fechamento de algum dos terminais da Petrobras, acrescentou ele. A greve dos caminhoneiros em maio e junho provocou escassez de combustível, paralisou a economia do País durante quase duas semanas e expôs suas vulnerabilidades logísticas.

“Eles basicamente têm dois terminais, Angra e São Sebastião, que estão totalmente utilizados”, disse Bernardes, em entrevista nos bastidores da conferência Rio Oil & Gas. “O que vai acontecer se, por algum motivo, um desses portos não funcionar?”

Continua depois da publicidade

O porto do Açu é o único projeto portuário recente a decolar no sul do Brasil, onde é produzida a maior parte do petróleo do país, o que torna o projeto ainda mais importante, porque a produção de petróleo deve se expandir nos próximos anos, disse ele.

Eike, atualmente preso por uma condenação por corrupção, entrou em colapso sob uma montanha de dívidas em 2013 e a maioria de seus empreendimentos, como o porto do Açu, foram adquiridos por seus credores. Embora uma dúzia de empresas tenha instalações lá, o porto ainda exibe sinais da ruína de Eike. Parte do melhor imóvel do porto permanece inativa porque o empreendimento de construção naval de Eike continua sob recuperação judicial e o porto do Açu não pode realocar o espaço, disse ele.

Refletindo sobre o legado do magnata em decadência, Bernardes disse que, pelo menos em relação ao porto do Açu, a “visão de Eike não era completamente disparatada”.

Repórter da matéria original: R.T. Watson no Rio de Janeiro, rwatson71@bloomberg.net

Para entrar em contato com os editores responsáveis: Daniel Cancel, dcancel@bloomberg.net, ;Luzi-Ann Javier, ljavier@bloomberg.net, Peter Millard, Walter Brandimarte

©2018 Bloomberg L.P.

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!