Mercado de trigo muda e consumo deve superar oferta pela primeira vez nos últimos anos

Mesmo com mercado aquecido, executivo da Bunge vê pouco espaço para mudanças de preços

Datagro

Publicidade

Os últimos cinco anos foram de muito conforto para os compradores de trigo em termos de preço, pois a oferta suplantou o consumo nesse período. Para este ano, o quadro tende a mudar. Começamos a safra 2017/18 com a expectativa que seja a segunda maior da história, o que nos levará para um cenário em que o consumo irá suplantar a oferta mundial.

Preços do trigo devem se manter firmes, prevê especialista (Foto: Fernando Dias)

O diagnóstico foi feito pelo executivo do Negócio de Trigo da Bunge, Edson Csipai, no “II Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo de São Paulo”, realizado na última sexta-feira (23) pelo Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), em São Paulo (SP).

De acordo com Csipai, a safra brasileira registrou redução na produção de 1,6 milhão de toneladas, com queda de 8% na área plantada em relação ao ano passado. “Esse cenário projeta que o País irá demandar da Argentina cerca de 4,5 milhões de toneladas de trigo para suprir sua demanda. Mesmo com esse quadro, com a demanda aquecida, a possibilidade de registrarmos mudanças nos preços é muito baixa”, ressalvou.