Agronegócio brasileiro é desconhecido internacionalmente, alerta esepecialista

Marcos Jank afirma que "desconhecimento relativo à agricultura brasileira é impressionante“

Datagro

Publicidade

O agronegócio não é reconhecido no Brasil, e é desconhecido internacionalmente. O diagnóstico foi feito pelo especialista do setor e um dos principais cérebros do agronegócio do País, Marcos Jank; e o presidente da Monsanto no Brasil, Rodrigo Santos; nesta quinta-feira (17), em São Paulo (SP). 

Ambos, ao lado do economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega; e da presidente da Unica, Elizabeth Farina; participaram no Insper do lançamento da versão em língua portuguesa do livro “Economia e Organização da Agricultura Brasileira”, de autoria do professor da instituição, Fábio Chaddad [in memoriam].

Participando via teleconferência, já que reside no exterior, Jank disse que, internacionalmente, quando se fala de agricultura nos trópicos, a associação direta é com baixa tecnologia, pobreza, fome, “o que sabemos não reflete a realidade do agro brasileiro”. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Jank, nossa agricultura é de alta tecnologia, compete sem subsídios, tem arranjos contratuais eficientes, uma economia de escala forte, entre outros atributos. “O desconhecimento relativo à agricultura brasileira é impressionante”, ressaltou Santos, acrescentando que “ainda nos comunicamos mal”. 

De acordo com Santos, o agronegócio brasileiro produz com sustentabilidade. “Por exemplo, 64% do nosso território é coberto por vegetação nativa”, pontuou. Isso, segundo o executivo, pode ser trabalhado como uma vantagem competitiva para o produto agrícola brasileiro nos mercados internacionais. “Somos o celeiro sustentável do mundo.” Para Jank, o Brasil precisa contar melhor para o mundo como é o nosso agronegócio. 

Tópicos relacionados