Saiba como a redução de PIS/Confis afeta o mercado de biocombustíveis

O mercado de biocombustível teve uma grande movimentação, nas últimas semanas, com a redução de tributação do PIS e COFINS sobre o etanol.

Datagro

Publicidade

De acordo com a presidente da UNICA, Elizabeth Farina, a competitividade do etanol aumentou quando comparada com dias antes da mudança do PIS/Cofins. Porém, o setor ainda não recuperou a competitividade que tinha antes do aumento de 0,12 centavos por litro em janeiro. “Em termos líquidos, em 2017 temos menos competitividade do que em 2016, decorrente da diferenciação tributária e de uma carga tributária maior”, afirma Farina.

Conforme a presidente, o setor busca o reconhecimento do etanol por ser um combustível limpo e renovável. “O reajuste recente mostra uma questão orçamentária evidente. Essa não foi uma política desenhada para o setor, mas acabou melhorando um pouco a competitividade. Se considerarmos que o diesel teve aumento de PIS/Cofins, isso também aumentou o nosso custo”.

Farina, ainda, destaca, que o RenovaBio é a grande esperança do setor. “Por ter uma visão de longo prazo, o programa, uma vez implementado tem condições de atrair e retomar os investimentos com recursos próprios ou de fora do país”, finaliza Elizabeth.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um recomeço para o setor de cana, açúcar e etanol será um dos temas a serem discutidos na 17ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, que acontece nos dias 06 e 07 de novembro, em São Paulo, como parte da programação técnica do Sugar Dinner de 2017. Veja a programação completa do evento.