OMC decide a favor do Brasil contra restrições em importação de frango

Parecer divulgado pela Organização Mundial do Comércio reconhece argumentos brasileiros e recomenda mudança na legislação da Indonésia

Datagro

Publicidade

O Brasil obteve uma vitória importante para o mercado externo de proteína animal. Isso porque a Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou parecer favorável no painel movido pelo país contra a Indonésia em relação às medidas restritivas impostas pelo país asiático contra as importações de carne de frango.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a OMC concordou com os argumentos apresentados pelo Brasil, e recomendará à Indonésia a alteração da legislação e das práticas que bloqueiam as importações de carne de frango brasileira.

Os Indonésios ainda terão um prazo de 60 dias para apresentar o pedido de apelação, que será analisado pelo Órgão de Solução e Controvérsias da OMC.  A expectativa é que o processo seja concluído em até seis meses.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Brasil é, hoje, o maior produtor e exportador de frango halal do mundo.  Um terço de tudo o que o país exporta é direcionado ao mercado islâmico. Em 2016, apenas o Oriente Médio – principal destino dos embarques brasileiros – importaram 1,57 milhão de toneladas, gerando receita superior a US$ 2,3 bilhões.

O mercado indonésio é, atualmente, fechado para as importações de carne de frango.  Toda a sua produção é direcionada ao mercado doméstico, o equivalente.  Em 2016, foram 1,64 milhão de toneladas produzidas. “Com o avanço econômico, a tendência é de incrementar o consumo de proteína animal.  Neste contexto, queremos nos consolidar como parceiros para a segurança alimentar da Indonésia, ocupando espaços que hoje estão abertos, complementando a produção local”, disse, em nota, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

 

Tópicos relacionados