Estimativa para safra de laranja 2017/18 sobe com chuvas acima da média

Estimativa atualizada é para produção de 385,20 milhões de caixa de 40,8 kg

Datagro

Publicidade

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) divulgou nesta segunda-feira (11) nova reestimativa da safra de laranja 2017/18, relativa ao parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais, que apontou uma produção de 385,20 milhões de caixas de 40,8 kg cada. O montante corresponde a um aumento de 2,98% em relação à estimativa de setembro e 5,69% ao número inicial divulgado em maio. Do total reavaliado, 95,50 milhões de caixas são de variedades precoces, 118,19 milhões de caixas de meia estação e 171,51 milhões de caixas de tardias.

Segundo a entidade, o balanço positivo até o momento foi desencadeado, principalmente, pelas chuvas acima da média histórica no início da safra, que voltaram a cair nas regiões produtoras em outubro, atingindo 147 milímetros em média e, em novembro, 227 mm, após a estiagem que se estendeu de julho a setembro com apenas 47 mm acumulados no trimestre, de acordo com os registros da Somar Meteorologia. Além do clima, o bom desenvolvimento da safra está associado à intensificação dos tratos culturais dos pomares, que pode ser constatada com o crescimento da demanda de insumos usados no manejo nutricional e fitossanitário registrado no último ano na citricultura.

De acordo com o Fundecitrus, os dados observados até a divulgação desta reestimativa mostram que os frutos colhidos de todas as variedades nesta safra estão com peso médio acima da projeção inicial. A expectativa em maio era a de que cada fruto chegasse à colheita pesando em média 154 gramas, porém, em setembro, o peso unitário passou para 158 gramas e já está em 162 gramas. O ganho de peso foi o principal motivo que provocou o aumento da produção das variedades precoces em setembro e continua sendo o fator determinante para o incremento das variedades de meia estação e tardias nesta reestimativa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os dados provenientes do monitoramento contínuo da safra indicam que já foram colhidos 99% dos talhões das variedades precoces. A colheita da Pera Rio atingiu 89%, a da Valência e Valência Folha Murcha está em 58% e a da Natal em 50%. Considerando todas as variedades, já foram colhidos cerca de três quartos da produção. 

 

Tópicos relacionados